Publicidade

Professor da FGV ensina 5 passos para uma virada no trabalho Final de ano sempre é tempo de planejar, de rever o que se fez e criar metas para o novo período que será iniciado. E o brasileiro hoje, vive um momento de muitas adaptações, de recomeço, de reordenação. Mas há um objetivo que é comum a todos, independente da área de atuação, idade ou cargo: melhorar na profissão ou conseguir um emprego, desejo de mais de 14 milhões de desempregados.

Luciano Salamacha, professor da FGV Management, especialista em gestão e estratégia e autor da metodologia Stakehand, sugere 5 pilares fundamentais para uma virada na carreira: força de vontade, conhecimento, resiliência, disciplina e planejamento. Tudo associado. Salamacha recomenda ainda 5 atitudes para chegar no seu objetivo.

1- Explore os seus talentos, não esqueça de valorizar tudo de bom que você tem, que você faz, e o que você é. Tão importante quanto conquistar coisas novas é manter o valor das coisas que já o diferenciam. O autoconhecimento é fundamental.

2. Livre-se do julgamento sobre os erros que cometeu no passado e gerencie a autocrítica, usando os erros como aprendizado. Não se torture mais, dê uma chance a você.

3. Desafie os próprios limites com a obrigação de terminar 2020 sendo ainda melhor. Para isso, é importante ter metas e planejar o autodesenvolvimento. Estudo, mais empenho, mais esforço, mais audácia.

4. Elimine o desperdício da sua vida. Todos os dias, temos a nossa disposição 86,4mil segundos que serão consumidos. Evite desperdiçá-los com discussões inúteis, com atividades sem significado ou relevância para sua vida. Foque somente em atividades que agregam valor ou geram resultados. Estude mais e fique menos nas redes sociais.

5. Crie o hábito de agradecer e comemorar cada conquista, por menor que seja. Em tempos difíceis, o foco na vitória é uma questão de disciplina e precisa ser repetido constantemente para ser incorporado em nossa vida. Faça da gratidão uma marca pessoal. Envolva as pessoas na torcida pelo seu sucesso. Cada vez que comemoramos, nos tornamos mais fortes para enfrentar as dificuldades que vierem depois.

A Matriz Stakehand pode ajudar na busca de um ano melhor
A matriz foi criada pelo professor e pode ser interpretada pelos 5 dedos da mão. Você pode desenhar sua mão numa folha de papel e colocar quais atitudes precisa tomar para melhorar sua carreira, obedecendo a característica de cada dedo. Fixe a folha onde a verá com facilidade ao iniciar o dia.

Força de vontade: é representada pelo polegar, no qual está a digital que nos identifica em documentos oficiais. Logo, a força de vontade é sim a marca pessoal de todo profissional. É ela que nos faz trabalhar com qualquer outro dedo da mão sem nenhum problema. Embora aparentemente pequeno, é um dedo que contém forte valor em nossa vida porque proporciona o movimento de pinça, necessário para praticamente todas as atividades do ser humano.

Conhecimento: está associado ao dedo indicador, o qual é utilizado quando queremos emitir uma opinião. Junto com seu parceiro da força de vontade, o conhecimento proporciona geração de resultados na vida de um profissional. Juntos também são os dedos ligados a movimentos de precisão em nossa mão.

Resiliência: é a capacidade que temos para suportar a pressão sem perder nossos valores, representada na matriz pelo dedo mindinho. Aparentemente se trata do dedo mais fraco de nossa mão, mas que junto com o anelar e dedo médio compõe os movimentos de força segundo a ortopedia. Basta analisar como pegamos uma sacola ou uma mala. A resiliência é fundamental para lembrarmos a todo instante de não subestimar nossos limites.

Disciplina: está no dedo anelar, onde se coloca a aliança de casamento, que representa um compromisso assumido. Todos os dias nos comprometemos tanto com nossos colegas de trabalho e clientes, quanto com a gente mesmo. É preciso que um profissional ou uma equipe tenha ciência de quais serão os procedimentos fundamentais para que atinja o resultado desejado.

Planejamento: representado pelo dedo conhecido como pai de todos, é justamente esse o papel do Planejamento na vida dos profissionais e das organizações. A matriz estimula as pessoas a estabelecerem os considerados grandes ou pequenos objetivos. Planejamento é uma grande parte do sucesso do seu novo ano. Não deixe de fazê-lo.