Publicidade

Comparativos de preços do Procon Rio indicam variação nos produtos natalinos A Equipe de Estudos e Pesquisas do Procon RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou levantamento de preços de produtos que compõem a Ceia de Natal. Foram pesquisados diversos tipos de produtos, entre eles: azeite, cereais, carnes congeladas, bombons, conservas, frutas em caldas e secas, panetone, chocotone, farofas prontas e frutos do mar. Foram coletados preços de produtos de marcas diversas em cinco áreas do Estado do RJ (Zona Oeste, Zona Sul, Baixada Fluminense, Zona Norte e Centro).

A pesquisa foi feita entre os dias 03 ao dia 11 de dezembro 2019 em 14 supermercados. O trabalho foi realizado por meio de coleta de preços presencial pela equipe, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma referência de preços para a ceia de Natal por região. Importante ressaltar que alguns produtos de mesma marca, peso e volume, tiveram variação de preços entre mercados diferentes na mesma região.

Nos estabelecimentos da Zona Norte, o pacote de lentilhas de 500 gramas teve uma variação de 45,40%. Na Zona Sul, o chocotone sofreu uma variação de preço de 33,34%. No Centro, uma das maiores variações foi da ameixa seca, 25,67% e, na Zona Oeste, foi a castanha de caju que teve a maior variação de valor: 25,84%. Na Baixada houve uma menor diferença entre os preços, mas o presunto Tender bolinha chegou a ter uma diferenciação de mais de 18%.

Dicas para o consumidor:
Antes de ir às compras, planeje o cardápio da ceia de Natal que irá servir, listando todos os produtos. Isso evita compras desnecessárias e por impulso.

Leia as embalagens e rótulos dos produtos, observe as características, condições de conservação e as informações nutricionais e principalmente a data de validade.

Promoções divulgadas pelos estabelecimentos comerciais devem ser cumpridas, por isso é importante guardar os folhetos e anúncios que comprovem as ofertas.