Publicidade

Raony Farsura e a arte de testemunhar

Recém-agraciado com o prêmio do Festival Internacional de Cinema Cristão na categoria Melhor Clipe Musical, com a música “Chegou a Minha Vez”, Raony Farsura falou com exclusividade ao Melodia News sobre esta premiação e também demonstrou seu crescimento espiritual e disponibilidade para a obra. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu no dia 08 de dezembro, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro/RJ. 



O que esse prêmio do Festival Internacional de Cinema Cristão representou para você?

Raony Farsura: Eu não tenho palavras para agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito por mim. O seu grande amor e fidelidade são incomparáveis. O videoclipe da canção “Chegou a Minha Vez” (curta metragem – Morte e vida um encontro real com Deus) é o meu testemunho, algo que vivi e experimentei em Deus. Foi difícil, mas necessário. Uma fase da minha vida que só conhecia Deus de ouvir. Mas que precisava conhecê-lo face a face e me render de corpo, alma e espírito em sua presença para assumir minha identidade e propósito de vida. Precisei literalmente morrer para me encontrar com Ele. E com sua mão poderosa e poder sobrenatural, Ele tocou o meu coração e me trouxe de volta à vida. Ali chegou a minha vez de conhecer o meu Pai e Senhor; o despertar para a missão evangelística. O amor por sua causa aconteceu e foi algo incrível: missão, almas, despertar, ativar e destravar vidas por meio de todas as artes que desenvolvemos e dons que Ele nos deu. Tudo aponta para Ele e tudo é para glória Dele! 

Por onde passamos ministrando a Palavra e o louvor, a presença de Deus se manifesta de forma intensa e vidas são salvas essa é uma das maiores realizações para mim: cumprir o propósito após tantos desafios, lutas e vitórias e agora poder ver a poderosa mão de Deus em cada detalhe.

O Festival Internacional de Cinema Cristão foi algo incrível com o qual o Senhor me agraciou com seu amor e fidelidade. Em missão recebi a notícia de que o nosso vídeo e canção iriam participar da seleção do festival. Fiquei feliz demais só de estar junto com tantos trabalhos  incríveis, nacionais e internacionais, de renome no mercado. Um tempo depois recebi a grande notícia de que havia sido indicado; estava entre os três ‘’melhores clipes musicais’’. Foi tremendo para mim. Ali já foi uma grande vitória. Recebi o convite vip para estar na premiação na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro/RJ. Já era um grande reconhecimento ao meu ministério.

No dia da premiação eu já estava todo feliz, realizado, celebrando a Deus e agradecido. Quando chegou a categoria a qual eu estava concorrendo e foram exibidos os vídeos dos indicados e meu testemunho estava lá na tela, fiquei muito emocionado. Mas quando os apresentadores abriram o envelope e disseram “e o vencedor foi: Chegou a Minha Vez –Raony Farsura”, fiquei sem reação. No mesmo momento passou toda a minha história de vida e experiências com Deus na minha cabeça. Só ouvi Ele falando: “Levanta, vai e testemunhe’’. Muito emocionado, testemunhei diante de todos sobre essa linda obra do Senhor.  A plateia se emocionou, aplaudindo e recebeu aquela ministração. Foi extraordinário. 

Esse prêmio indica que estamos profissionalmente e tecnicamente no caminho certo. Temos desenvolvido um trabalho diferenciado, com excelência, buscando nos superar e reinventar constantemente em tudo. Essa é minha personalidade, intenso. E um reconhecimento desta magnitude traz ainda um maior respeito para com o meu ministério e chamado perante o mercado gospel. Ser avaliado por grandes cineastas, produtores e diretores nacionais e internacionais mostra o quanto Deus é tremendo. 

Agradeço ao FICC por esse reconhecimento, em especial à querida Verônica, idealizadora desse lindo projeto. Peço a Deus que a abençoe mais e mais. Agradeço também a todos os meus familiares, amigos e igreja. Sou grato também ao meu diretor e produtor Cristiano e Authorar Films, meus amigos compositores Davi Fernandes e Renato César, a minha gravadora Central Gospel Music e em especial ao pastor Silas Malafaia por ter reconhecido meu chamado e permitir que eu some a essa família. Ele é uma voz nesta geração! E gradeço à querida Rádio Melodia pela oportunidade de somar nessa linda programação com a mensagem do Evangelho por meio destas  canções que Deus tem me dado, em especial a “Chegou a Minha Vez” que tem impactado vidas por todo o mundo. Tenho certeza que outras canções proféticas irão compor essa programação e iremos ainda mais além no propósito de Deus.



Como surgiu a ideia do clipe?

Após minha contratação pela gravadora, entramos em oração, selecionamos com a direção de Deus entre as quatorze faixas deste álbum “Um Novo Tempo, Um Novo Tudo” qual seria  a canção de trabalho. E a escolha foi a “Chegou a Minha Vez”. Lançamos nas plataformas digitais o álbum e começamos a divulgar essa canção. Rapidamente entrou nas principais playlists de grandes plataformas de streming e rádios de todo país. Foi algo incrível! Começamos a receber muitos testemunhos, como temos recebido constantemente para glória de Deus. Após o lançamento nacional do CD na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, na Penha, Zona Note do rio de Janeiro/RJ, que contou com as presenças dos pastores Lucinho Barreto e Silas Malafaia, veio a ideia e direção de Deus de produzimos um clipe que retratasse meu testemunho, que está na letra desta música. Em pouco tempo as coisas foram acontecendo, fluindo e se encaixando, detalhe a detalhe. E do clipe surgiu a possibilidade do curta-metragem, o qual foi um desafio pois há muito tempo eu não atuava. Fiz teatro no meu período de faculdade de Direito. Reviver esse episódio foi desafiador. Mais uma experiência incrível que o Senhor me capacitou. E aí está o resultado incrível, reconhecido pelo FICC. Glória a Deus!



Na rádio a música faz tanto sucesso quanto no clipe?

Na Rádio Melodia a música “Chegou a Minha Vez” faz um sucesso incrível. Constantemente pessoas entram em contato pelas minhas redes sociais e telefone para contar que têm escutado e sido ministradas de uma forma sobrenatural por meio desta canção e que têm recebido o toque das mãos de Deus de onde estão ouvindo.

Um destes muitos testemunhos foi de uma jovem que estava decidida a dar cabo de sua vida. Ao se trancar no quarto e iniciar o ato, ela começou a ouvir a canção e quando chegou na parte que ela cantou “a mão de Deus vai tocar em mim...’’ela foi tocada pela glória do Pai e o espírito de morte saiu. Ela foi restaurada e está firme hoje. Há muito outros testemunhos até de cura de enfermidades físicas; pessoas em hospitais que receberam o toque de Deus cantado. Isso é muito lindo, porque eu vivi isso. É real e todos podem viver. A Melodia amplia o alcance da mensagem desta canção e vidas estão sendo impactadas pela glória de Deus.

Eu sei que essa parceria do Reino e só o começo. Mais vidas e famílias serão alcançadas para glória do Senhor por meio de outras músicas que iremos lançar na programação. Obrigado a toda família Melodia em especial ao Fábio Silva e ao Marcelo Silva, bem como a todos os locutores, produtores e jornalistas. Enfim, “um abraço companheiro” a todos que compõem essa linda família da qual já me considero parte.



Você é ministro de louvor há 15 anos. Com quantos anos começou?

Comecei com meus 9 anos de idade na igreja com meu pai. Já participava de teatros da escolinha dominical, mas desde bem pequeno já tinha um carisma para lidar com o público e também sempre gostei de cantar. Mas o grande despertar para a música começou aos meus 16 anos. Eu já tocava guitarra e outros instrumentos. Como filho de pastor estamos à disposição, sempre prontos para somar em tudo. Meu pai, pstor Santos Farsura, e minha mãe, missionária Rose Farsura, sempre instruíram a mim e  minhas irmãs  no caminho do Evangelho. Nunca nos obrigaram. Mas ensinaram e conduziram no despertar de nossa missão e propósito. E foi o que aconteceu. Hoje sou pastor auxiliar na Igreja Pentecostal Aliança com Deus, com sede no Carmo, interior do Estado do Rio de Janeiro, junto com meu pai. Uma obra linda que s está crescendo. Temos desenvolvido um trabalho de excelência, onde muitas almas têm se rendido a Jesus por meio do discipulado, amor e cuidado, assim como Jesus fazia. Nosso único modelo é Ele. Sou ministro de louvor, missionário e vou a diversas regiões levar, por meio da música e palavra, o Evangelho do Reino. É tremendo!



Como era o Raony lá no início e como é o Raony hoje?

‘’Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Coríntios 5.17). ‘’Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.’’ (Gálatas 2.20).

A vida é feita de processos, mudanças e escolhas constantes. E principalmente quando se trata do crescimento em Deus, maturidade de vida e caráter , as fases são bem intensas. O Farsura no início era meio que Pedro, se atirava, era inseguro, meio impulsivo. Por um lado isso é bom mas as chances de errar e se frustrar são maiores. Por isso deve haver um equilíbrio. Então  aprendi que esperar em oração também é uma arma poderosa de ataque, pois existe um tempo e modo para todas as coisas que é a vontade de Deus. “Passei no deserto para aprender que é do teu jeito que vou alcançar o meu milagre... do jeito de Deus”. (Trecho da canção “Do Jeito de Deus”). Passei por um grande crescimento e tratamento emocional e espiritual para entender e desfruta. Hoje sei quem Ele é e quem eu sou, para que fui criado, para onde vou. Tendo consciência destes pontos você não se perde na vida e vive pleno, com propósito e verdadeiramente feliz.



Quando percebeu que sua vez havia chegado?

Quando me encontrei com Ele e Ele passou verdadeiramente a ser o meu tudo! A partir daí entendi minha responsabilidade de filho, de representar bem ao meu Pai em todos os ambientes e atrair o Reino e seu governo onde quer que eu vá e no que fizer. Levar as pessoas a fazerem essa oração dizer “Traz o céu aqui” (música que também tem impactado vidas) e ver o seu manifestar em cura, libertação e grandes milagres! Aleluia!



Fale um pouco sobre o trabalho atual e a experiência com outros grandes nomes da música gospel.

Este CD, “Um Novo Tempo, Um Novo Tudo”, é um marco em meu ministério e carreira. Ele retrata essa transição em tudo em minha vida. Tempo de maior intimidade e comunhão com Deus. Um tempo de ser luz na escuridão. Esse trabalho foi gravado ao vivo em minha igreja (Aliança com Deus). Um trabalho pioneiro e desafiador em nossa região, que contou com participação de diversas igrejas locais compondo um grande coral. Foram mais de 300 pessoas envolvidas neste trabalho profético produzido pelo meu querido irmão Lucas Bertoloso, com 14 faixas com canções congregacionais cristocêntricas de adoração que são verdadeiras orações que levam as pessoas a um culto na presença Dele.

Temos grandes amigos e irmãos que somam ao meu ministério, a este trabalho. Pessoas especiais que são referência nesta geração e que reconheceram meu chamado e talento, entre elas o querido PG (ex-vocalista do Oficina G3). Desde o início do meu ministério ele somou. Tive o grande privilegio de ter sua participação em uma canção profética “De Volta ao Jardim”, com um lindo clipe gravado em minha igreja que tem uma mensagem forte para esses dias.

Tive também a honra de ter a participação dos meus queridos irmãos, caras fora do sério, André e Felipe que sempre me orientaram e conversavam comigo; meninos especiais para mim e minha família. Eles gravaram comigo neste trabalho a canção ‘’Eu Não Sou Daqui’’  que em breve também terá um vídeo clipe lindo que vai abençoar tremendamente ainda mais esta nação. 

Meu querido amigo e pastor Daniel Wakiefild, do Colorado/EUA, que compôs a linda canção “Até a tua Glória”. Ele canta em inglês e eu em português; um ajuntamento das nações.

Muitos outros amigos que torcem por mim e me ajudaram também no meu primeiro CD,  em especial Anderson Freire, que compôs oito músicas lindas. Tenho conhecido e temos compartilhado e nos ajudado nesta missão. Ninguém faz nada sozinho. O corpo de Cristo precisa se unir para vencer. Tenho buscado fazer cada vez mais alianças em prol do Reino de Deus.



O que espera para 2020?

No ano de 2020 espero viver mais intensamente a vontade de Deus para esses dias. Crescer ainda mais em santificação, na graça e no conhecimento de Deus e alcançar outras esferas da sociedade com o poder do Evangelho por meio das artes e talento que desenvolvemos, levando ainda mais almas à salvação em Cristo Jesus. Há uma ardente expectativa da criação. Ela aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Vamos ir com tudo! Será um ano extraordinário para a glória de Deus. Um novo tempo. Um novo tudo para esta geração.



Acompanhe Raony Farsura pelas Redes Sociais

Facebook: www.facebook.com/raonyfarsura.gospel

Instagram: www.instagram.com/raonyfarsura

YouTube: www.youtube.com/user/raonyfarsura