Descansar é um requisito bíblico para a santidade, diz pastor de megaigreja

Howard-John Wesley, pastor sênior da histórica Igreja Batista de Alfred Street, em Alexandria, Virgínia(EUA), surpreendeu sua congregação no início deste mês com o anúncio de que está se afastando de seu ministério por uma temporada. Ele alegou estar se sentindo longe de Deus, cansado de sua alma e precisando se recuperar mental e fisicamente.



“De 1º de janeiro de 2020 a 1º de abril, estou me afastando de todas as responsabilidades que tenho como pastor”, anunciou Wesley em seu sermão em 1º de dezembro .

“Você não pode derramar um copo vazio. É muito perigoso para o seu pastor estar vazio”, disse ele aos fiéis. “Eu preciso cuidar de mim.”

Ele observou ainda: “Estou cansado de uma maneira que uma noite de sono não vai consertar. Estou cansado em minha alma.

Antes de fazer o anúncio formal à sua congregação de 10 mil membros, Wesley, que lidera a igreja de 216 anos desde 2008 , pregou sobre o valor do descanso em seu sermão chamado “Selah”.

No sermão, ele observou como são comuns os sabáticos pastorais nas igrejas brancas, enquanto aponta o quão raro era nas igrejas negras. 

Ele argumentou que muitos pastores negros não fazem uso sabático porque temem que o atendimento possa cair e afetar os resultados finais, ou a igreja possa funcionar muito bem sem eles. Wesley argumentou, no entanto, que descansar é um requisito bíblico para a santidade e que a ocupação, que estudos recentes mostram que se tornou um símbolo de status do nosso tempo, não honra a Deus.

“O inimigo na tentativa de bloquear sua santidade, quer remover o descanso de sua vida e empurrá-lo de volta à escravidão. E aqui está o maior engano do diabo: convencê-lo de que quanto mais ocupado você está, mais importante é. Que quanto mais você precisa fazer, mais alto está na cadeia alimentar. Que se você está trabalhando até os ossos de alguma forma, está glorificando a Deus. E Deus diz que você não está sendo santo se não sabe descansar ”, disse Wesley.