Vulcão entra em erupção na Nova Zelândia e deixa mortos Pelo menos cinco pessoas morreram após o vulcão da Ilha Branca, localidade turística na costa leste da Nova Zelândia, entrar em erupção nesta segunda-feira (09) (horário local). O governo do país ainda não tem dados exatos, mas estima que cerca de 50 pessoas estivessem na ilha no momento da erupção. Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas e há 10 considerados desaparecidos.

Em pronunciamento, a premiê neozelandesa Jacinda Ardern declarou que 23 pessoas foram resgatadas de um navio de cruzeiros que passava pela região. Uma operação de resgate está em andamento.

Atravessada pelo chamado Anel de Fogo do Pacífico, a Nova Zelândia possui grande quantidade de vulcões em seu território.

Um casal de brasileiros que vive na Austrália escapou por 10 minutos da erupção do vulcão na Ilha Branca. Eles fizeram o relato nas redes sociais enquanto deixavam a ilha.

"Coisa mais louca da nossa vida acaba de acontecer. A gente passeou o vulcão uma hora e pouco, 10 minutos depois que a gente deixou [o vulcão], entrou no barco, o vulcão entrou em erupção. O barco voltou, deu a volta na ilha, para tentar ajudar as pessoas que estão aqui. Não sei todo mundo conseguiu sobreviver. A gente vai ver o que aconteceu aqui. A gente só espera que ninguém esteja machucado nem nada. Graças a Deus a gente está bem", contou Aline Kauffmann, ao lado do marido Allessandro.