Como imitar a Jesus


"Quem afirma ser íntimo de Deus deve viver o mesmo tipo de vida que Jesus viveu” – 1 João 2:6 – Bíblia A Mensagem 



Nós realmente sabemos quem é Jesus de Nazaré? Com que honestidade estamos dispostos a olhar para Ele sabendo que nosso chamado é imitá-lo e sermos como Ele?

Se mantivéssemos nosso foco realmente nele, cada seguidor e cada seguidora seriam absolutamente, completamente transformados e virados de cabeça para baixo em mais maneiras do que podemos imaginar, apenas pela força irresistível da vida de Jesus pulsando por meio de seus imitadores.

Os que se consideram discípulos do Senhor Jesus precisam ter um relacionamento profundo com ele - um relacionamento vivo, marcado claramente por amor, dedicação e submissão.

Desenvolvemos um relacionamento vivo com o Filho de Deus quando nos aproximamos dele, discernindo sua voz, sua vontade; procurando com paixão sermos como ele; e sermos obedientes. Por intermédio deste relacionamento, nosso amor por Jesus cresce, principalmente quando não permitimos que circunstâncias externas ou pensamentos e desejos internos nos distraiam. Nosso foco mais profundo e alegria são frutos deste relacionamento com o amado Jesus de Nazaré. 

O caminho do relacionamento e da intimidade nos ensinam a amar a Jesus e trazem bênçãos para as nossas vidas, que é o seu amor fluindo e transformando nossos relacionamentos com os outros. O relacionamento nos mostrará que temos que amar à maneira como Jesus nos ama, que é a mesma maneira que o Pai o ama.

Para imitarmos ao Senhor de nossas vidas, devemos nos aproximar e caminharmos com Ele. Diariamente somos convidados a nos aproximarmos dele para que possamos observá-lo cuidadosamente. Através da leitura que fazemos dos Evangelhos e meditação profunda sobre eles, obteremos uma visão ampla da vida de Jesus e conseguiremos uma compreensão de como Ele se relaciona com o Pai e como os outros. Perceberemos o que Ele priorizou, a maneira como orava, como tratava os carentes e oprimidos e a visão que tinha do mundo.

Tiraremos lições e exemplos significantes para as nossas vidas ao examinarmos a vida do Senhor Jesus. O exemplo de vida dele nos ajuda a lidar com nossos inimigos, pois quando nos atormentarem, oraremos por eles e demonstraremos amor. Quando estivermos cansados, encontraremos força na oração. Ao lidarmos com o sofrimento seremos capazes de lidar com ele, pois temos Jesus como exemplo. 

Que possamos refletir sobre como tem sido nossa jornada, como respondemos às pessoas que agem com acidez conosco, como agimos diante das provocações, como lidamos com nossos pensamentos vorazes e se tem havido mudanças. Que vejamos quais são as mudanças que precisam acontecer em nossas vidas, para realmente imitarmos Jesus no nosso dia a dia. 

“Convertei-nos a Vós, Senhor, para que sejamos agradecidos, humildes e devotos; pois sois nossa salvação, nossa virtude e nossa fortaleza” – Tomás de Kempis 

 


s