Publicidade

Sábado é DIA D de vacinação contra o sarampo O Brasil terá neste sábado (30) o Dia D para vacinação contra o sarampo entre os jovens de 20 a 29 anos. O público alvo que não estiver com esquema vacinal em dia, com as duas doses da vacina, deverá se dirigir a posto de saúde. A mesma dose protege contra outras doenças como a caxumba e rubéola.

O vírus do sarampo é perigoso, porque derruba o sistema imunológico da pessoa, que acaba ficando menos protegida contra outras doenças infecciosas.

Os sintomas do sarampo são: febre, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal estar intenso e manchas vermelhas pelo corpo.

Para atender a demanda da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde enviou 5,2 milhões de doses extras da vacina tríplice viral aos estados em outubro. Além disso, há 2,3 milhões de doses, enviadas durante a primeira etapa da campanha, em estoque dos estados. Para novembro, estava prevista a entrega de mais de 4 milhões de doses pelos fornecedores, que estão sendo enviadas aos estados conforme a necessidade, totalizando 11,3 milhões de doses extras.

Vale lembrar que o surto de sarampo ainda se encontra em atividade no país. Atualmente, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) está concentrada em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. De janeiro deste ano a 26 de outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil. Os dados acumulados são de surtos da região norte do país, iniciado em fevereiro de 2018 e iniciado em São Paulo por um navio, em maio deste ano.