Um grande projeto de uma mente divina, o ser humano

Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acidente da natureza. É o que diz Rick Warren no livro Uma Vida com Propósito. Nossos pais podem não nos ter planejado, mas Deus certamente o fez. O mais importante de tudo isso é que Deus não ficou nem um pouco surpreso com o nosso nascimento, na Ele verdade nos aguardava. Salmos 139.14-16 – (14) “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. (15) Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. (16) Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”.

Com base no Salmo que acabamos de ler, concluímos o seguinte: (1) Meu nascimento não foi um engano. (V. 13) “Tu criaste o íntimo do meu ser… (2)”. Meus pais podem não ter me planejado, mas Deus certamente planejou. (V. 14)  (3) “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável… (4) Deus não ficou surpreso quando nasci antes me esperou. (V.15)  Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido… (5) Antes de ser concebido por meus pais, fui concebido na mente de Deus. (V.16) Os teus olhos viram o meu embrião”.

Uma frase atribuída a Albert Einstein diz o seguinte: “Deus não joga dados”. Independentemente das circunstâncias de nosso nascimento e de quem sejam nossos pais, Deus tinha um plano ao nos criar. Embora existam pais ilegítimos, não existem filhos ilegítimos. Por isso repito: mesmo que muitos filhos não tenham sido planejados pelos pais, não foram um imprevisto para Deus.

O Senhor não age de forma aleatória, Ele planeja tudo com extrema precisão. Lucas 14.28-30 – “pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para construir? (29) para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele. (30) Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”. Segundo Marcozzi (1976, p.41),  planejamento é prever os objetivos a alcançar, como alcançá-los e os recursos a utilizar. Em Lucas 14, o objetivo: Construir uma torre. Como alcançá-lo: assenta primeiro para calcular as despesas. Recursos a utilizar: verificar se os meios existente e suficiente para construir a torre.

No ato da criação Deus sempre teve em mente o homem como principal objetivo e propósito. O Dr. Michael Denton, especialista em genética molecular humana da Universidade de Otago, Nova Zelândia, conclui: Todas as evidências disponíveis nas ciências biológicas sustentam a teoria básica de que o Universo foi especialmente, criado em sua totalidade ,tendo a vida e a humanidade como principal objetivo e propósito; um todo no qual todas as partes da realidade têm seu significado e explicação nesse fato fundamental. 

E a Bíblia o que diz? Isaías 45.18 – “Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: "Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro”.

Você não está aqui por acaso!


s