Em 19 de novembro de 1910, os missionários fundadores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus desembarcaram em Belém do Pará.
Há exatos 109 anos, Gunnar Vingren e Daniel Berg traziam dos Estados Unidos a doutrina do batismo no Espírito Santo, originado do pentecostalismo, pregando inicialmente na Igreja Batista.
Porém, logo os dois seriam expulsos da batista, que não aprovava a doutrina pentecostalista. A solução seria fundar sua própria igreja.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus se expandiu pelo estado do Pará, alcançando o Amazonas, e propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população.
Sua chegada ao Sudeste se daria apenas em 1922, por meio de famílias de retirantes do Pará. Naquele ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924, para a então capital da República.
Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia.
A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país.
A Assembleia de Deus é considerada a maior denominação evangélica do país, com mais de 22,5 milhões de membros.