Casal gay contrai dengue após relação sexual A Espanha registrou o primeiro caso na Europa de transmissão da dengue através de uma relação sexual. É o segundo caso no mundo; o primeiro havia sido registrado na Coreia do Sul.

O caso foi notificado no final de setembro no hospital Ramón y Cajal, em Madri. O parceiro sexual do paciente era um homem que havia viajado recentemente para Cuba e República Dominicana.
Eles se relacionaram sem proteção no início de setembro, motivo pelo qual foram analisadas amostras de sêmen que deram resultado positivo.

A importância deste caso reside no fato de ser o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença. Para a epidemiologista espanhola Susana Jimenez, a nova descoberta é extremamente significativa, já que indica uma nova forma de transmissão da doença, o que exige novas políticas de prevenção.

Segundo a (OPAS) Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 700 pessoas morreram de dengue neste ano na América Latina, sendo o Brasil o país mais afetado, com 485 mortes, seguido por Honduras (82), Colômbia (35), Guatemala (34) e México (20).