Eleitores de 28 cidades do RJ têm menos de 1 mês para fazer cadastramento biométrico

Termina no dia 1º de dezembro o prazo para eleitores de 28 municípios do Rio de Janeiro fazerem o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Mas de 600 mil eleitores ainda não realizaram o procedimento para que possam estar aptos a votar nas eleições municipais 2020.



A maior parte desses eleitores é dos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.



O cadastramento biométrico é obrigatório em 35 municípios do Rio, mas, em sete, o prazo já acabou. De acordo com o TRE-RJ, o eleitor deve ver, primeiro, se o seu município faz parte da lista de 28 cidades onde o cadastramento é obrigatório. Se fizer, é preciso agendar o atendimento pelo site do TRE. Acesse a lista aqui.



Os eleitores que conseguiram votar por biometria nas últimas eleições estão dispensados do comparecimento. Para saber se a digital já está cadastrada, o eleitor também pode conferir aqui no site do TRE.



Na capital fluminense o cadastramento ainda não é obrigatório. Quem não fizer o cadastramento biométrico obrigatório terá seu título eleitoral cancelado e não poderá participar das próximas eleições.



A biometria é a tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica.