Voluntários farão abraço simbólico pela proteção dos oceanos

Dezoito mil pessoas. Esse é o público estimado que pretende ocupar a orla da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, no próximo sábado (08), Dia Mundial dos Oceanos. A programação também é parte do encerramento da Semana do Meio Ambiente.



Promovida pelo Instituto Route Brasil, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção sobre o impacto que o descarte inadequado do lixo vem causando à fauna marinha. De mãos dadas, os participantes formarão uma corrente humana que se iniciará no Posto 1 da Barra da Tijuca até o final da Praia do Recreio.



Após o abraço, os voluntários irão percorrer a orla, a fim de retirar resíduos e lixo espalhados pela areia. A ação promete ser uma das maiores mobilizações voluntárias pelo meio ambiente já vistas na cidade. Para participar, basta se inscrever neste site: https://routebrasil.org/aqueleabraco/#voluntario



A poluição dos oceanos é algo que chama a atenção. Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, 80% da poluição marinha vem do continente — incluindo 8 milhões de toneladas de plástico por ano.



Para o dirigente máximo das Nações Unidas, isso "entope cursos d’água, prejudica comunidades que dependem da pesca e do turismo, mata tartarugas e pássaros, baleias e golfinhos, e encontra meios de chegar às áreas mais remotas do planeta e a toda a cadeia alimentar de que, em última análise, nós dependemos”.