Ação na Central do Brasil recebe doações de cabelos A Secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro promove um “Cabelaço” com o objetivo de arrecadar doações de cabelo para a confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A ação acontece dia nesta quinta (24), na estação Central do Brasil, em parceria com a SuperVia, e na próxima segunda-feira, dia 28, no terminal Alvorada, em parceria com o BRT.

As tesouras do mutirão têm como parceiros profissionais do Walter’s Coiffeur. As mechas serão destinadas à ONG Cabelegria, que transformará as doações em perucas. Quinze centímetros é o tamanho mínimo para que o corte seja feito.

Quem não puder doar, ainda poderá participar em outras ações, com maquiadoras profissionais e palestras com especialistas sobre câncer de mama e saúde da mulher. Todos os serviços do “Cabelaço” são gratuitos.

Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, ganhar novos cabelos pode mudar a forma como pacientes com câncer de mama enfrentam o tratamento.

“A perda dos cabelos é um processo comum em procedimentos oncológicos, mas também é um momento difícil para muitas mulheres. Por isso, a doação para produção de perucas é um gesto de solidariedade que vai melhorar a autoestima das pacientes e ajudá-las a se sentirem motivadas a continuar o tratamento. Mais do que conscientizar sobre o câncer de mama, essa iniciativa mostra que todos podemos nos engajar no Outubro Rosa”, disse.