Conhecendo o verdadeiro para identificar o falso Oséias 6.3a – “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”; 2 Coríntios 11.14 – “E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz”.

Conclusão: O que você faria se visse uma nota de 15 reais? 27 reais? 74 reais? Diria logo de cara que são notas falsas? Ou que são notas de brinquedo, ilustrativas ou algo do gênero?

Creio que a resposta correta é que estas são notas de brinquedo ou ilustrativas, por uma simples razão: só podemos dizer que alguma coisa é falsa se existir o verdadeiro. Só identificamos o falso se conhecemos o verdadeiro. Só detectamos a mentira se conhecemos a verdade.

Uma nota de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais podem existir falsas, porque existe a verdadeira.

Lemos dois textos: o primeiro, fala da necessidade de conhecermos e continuarmos conhecendo a Deus, e o segundo, de alguém que gosta de máscara, disfarce, ou seja, não mostra a cara, logo não é fácil identificá-lo.

As super notas são notas de 100 dólares, tão perfeitas que são praticamente impossíveis de serem identificadas como falsas. A coisa é tão séria que, segundo relatos o Banque de France (o Banco Central da França) não aceita trocar notas de US$ 100.00 há anos.

I – O desejo que temos de conhecer e ser conhecido.
Por conta disso:
1. Desejamos ter mais
Uma casa ou uma casa melhor; um emprego ou um emprego melhor; um carro ou um carro melhor.

2. Desejamos ser mais
Quem não quer ser alguém na vida? Se Abraão Maslow estiver certo, nossas necessidades são fisiológicas; por segurança, afetivas; sobre autoestima e por autorealização.

3. Desejamos saber mais
Nunca se ofereceu tantas oportunidades para se estudar: Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cotas universitárias - com o fim de corrigir uma distorção presente na sociedade. Faculdades interativas, presencial, semi-presencial, totalmente online, a chamada educação à distância.

As oportunidades de se estudar a palavra de Deus também cresceram muito nos últimos anos. Há muitas bíblias de estudos: da mulher (saúde), do homem, de liderança, com reflexões de Martinho Lutero, do ministro... Também há Curso de Teologia à distância, inclusive Bacharel.

Como está o nosso desejo de saber mais de Deus? O homem, por si só, é incapaz de verdadeiramente conhecer Deus. O único pré-requisito para começar essa jornada é ter desejo. Só se conhece Deus através de Jesus - João 14.6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. E esse conhecimento vem através da sua palavra.

ANÔNIMO: “A Bíblia é essencialmente uma carta de amor escrita para nós de um Deus amoroso que nos criou para conhecê-lo intimamente”.

O que é importante conhecer sobre o inimigo?
O próprio se disfarça em anjo de luz. Ele não é, parece ser. O disfarce maquia, porém, o disfarçado continua ser ele mesmo pordentro. Ele não consegue disfarçar as suas atitudes e comportamento, seu jeito de ser.

2Coríntios 2.11 “Porque não ignoramos os seus ardis”. Ardis são estratégias que são boladas no intuito de enganar alguém, persuadir. Como podemos ser enganados pelo falso? Não conhecendo o verdadeiro.

s