Sou especial, fui feito por Deus

Salmos 139.14 - Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.

Tudo que existe na natureza expressa ordem, beleza, exatidão e pressupõe um planejamento inteligente. Quando observamos as maravilhas naturais: o colorido e o perfume das flores, a biodiversidades, que é a descrição da riqueza e da variedade do mundo natural me causa perplexidade. Se tratando de Brasil, é impressionante ver de perto as praias de Paraty no Rio de Janeiro, a Chapada Diamantina na Bahia, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão e muito mais. Não existe outra colocação: é de cair o queixo.

Falando de natureza ou beleza natural, eu estava certo dia em um prédio na Zona Sul do Rio de Janeiro, o dia estava ensolarado, típico do verão carioca. de repente olhei pela janela do prédio e literalmente levei um susto; ali eu percebi por que a cidade do Rio de janeiro é conhecida como “cidade maravilhosa”. Deixa-me descrever o que via da janela naquele momento: a minha direita o Pão de Açúcar, a minha esquerda o Corcovado com o Cristo Redentor, a minha frente um belíssimo e imenso mar azul, próximo à praia muitos barcos a vela, supercolorido e uma praia exuberante. Cheguei à conclusão: a cidade do Rio realmente é maravilhosa. Como diz a Bíblia no Salmo de n° 19 versículo 1: Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Porém, o que é tudo isso diante da maior criação de Deus, o ser humano?! Gênesis 1.26,27- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (27) E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

O salmista Davi, em um momento de profunda devoção, exalta ao Senhor destacando os feitos de Deus. Ele diz: Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. (Salmos 139.14)

Vamos pensar um pouquinho no ser humano enquanto indivíduo, ou seja, único:

Somos únicos nas digitais. As nossas digitais denunciam a nossa singularidade.

Somo inigualáveis (incomparáveis) nos batimentos cardíacos. Segundo matéria do MIT Technology Review - uma revista do Instituto de Tecnologia de Massachucetts, nos EUA - o Pentágono desenvolveu uma tecnologia que consegue identificar indivíduos a partir do batimento cardíaco. A assinatura cardíaca é única e não pode ser alterada de forma alguma.

Somos únicos no DNA. Não existe DNA igual ao outro. Aí você pode perguntar: e os gêmeos idênticos? Testes tradicionais não conseguem detectar diferenças tão sutis entre o DNA de gêmeos monozigóticos (gêmeos idênticos), porém, a ciência já dispõe de recursos para estabelecer uma mínima diferença existente entre eles. Os gêmeos idênticos não são idênticos.

Também somos únicos quando se trata da Íris. A íris, parte que dá cor aos olhos, também é exclusiva. A cor e a aparência geral dos olhos são herdadas de nossos pais, mas a íris tem uma estrutura cheia de músculos, tendões, vasos sanguíneos e células pigmentadas. É claro que algumas das variações só podem ser vistas através de um microscópio, mas diversos países, como Estados Unidos e Canadá, até aceitam uma foto digital da íris como prova de identidade.

Ninguém tem voz igual. Somo únicos também na voz. Dá para saber quem está falando só de ouvir uma voz, isso é possível por causa do timbre, que é uma das características da voz também conhecida como impressão digital da voz.

Finalmente, a arcada dentária. Cada pessoa tem a sua, com tamanho e formato diferentes e, em alguns casos, restaurações feitas no dentista também contribui para essa diferenciação. A arcada pode ser muito útil para saber quem é quem. Em alguns casos, é usada por legista no reconhecimento de corpos.

Não existe ninguém igual a você, não existe ninguém igual a mim. Isso é simplesmente fantástico. O ser humano é único, original e irrepetível. Único porque não existe nenhuma outra pessoa igual. Original porque nunca existiu outra pessoa igual. Irrepetível porque nunca existirá outra pessoa igual.

Somos especiais, fomos feitos por Deus, e tudo que Deus faz é maravilhoso, não se esqueça disso!





Em Cristo, Pastor Oziel Nascimento


s