Supermercados e lojas estarão fechados no Dia do Comerciário, segunda (21)

O comércio do Rio de Janeiro estará fechado na próxima segunda-feira (21), Dia do Comerciário. Criada pela Lei 12.790 de 14 de março de 2013 data é lembrada no estado sempre na terceira segunda-feira de outubro.



Segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio, a lei que proíbe lojas e supermercados de abrirem neste feriado inclui os setores de roupas, joias, relógios, móveis, materiais de construção, açougues, óticas, e hortifrutis.



O sindicato considera a medida uma conquista histórica para a categoria, pois é prevista na convenção coletiva. De acordo com entidade, o comerciário que for chamado para o trabalho, mesmo que seja internamente com a loja fechada, deve denunciar o abuso ao sindicato.



A multa para o estabelecimento que descumprir a regra pode variar de R$ 300 a R$ 527 por funcionário que estiver trabalhando.



Apenas o ramo de alimentação — restaurantes, bares, lanchonetes e similares — funcionarão, mas existem exceções: no caso dos shoppings, as lojas e os quiosques estarão fechados. As praças de alimentação e lazer funcionarão normalmente em horário especial, que depende de cada centro de compras.



Os trens, metrô e as barcas vão operar nos horários previstos. Os bancos vão funcionar no horário habitual, das 10h às 16h, e as agências dos Correios também. A Comlurb trabalhará normalmente.



Os hospitais estaduais e municipais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente.