Festival de Receitas no Sesc celebra Dia Mundial da Alimentação O desperdício de alimentos acontece de várias formas, desde a produção em excesso, passando pelo transporte e estoque inadequado, até chegar à cozinha do consumidor e acabar no lixo sem ter sido ingerido. Mesmo com 14 milhões de pessoas afetadas pela fome no Brasil, cerca de 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e com a World Resources Institute (WRI).

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, nesta quarta-feira (16/10), das 13h às 17h, o Sesc Madureira apresenta o IX Festival de Receitas Mesa Brasil Sesc, criado para alertar sobre a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição, estimulando o combate ao desperdício de alimentos e despertando nas cozinheiras das instituições a criatividade em utilizar o alimento em sua integralidade além de quebrar os paradigmas alimentares nas suas criações de novas receitas. Durante o festival, por meio do voto popular, o público poderá decidir a receita campeão entre as cinco escolhidas pelo Mesa Brasil Sesc.

As unidades do Sesc RJ promovem, sistematicamente, atividades que visam conscientizar e esclarecer sobre segurança alimentar, consumo, sustentabilidade das práticas produtivas e respeito às culturas tradicionais. Em grande parte dessas ações o Mesa Brasil Sesc está presente integrando doadores, instituições sociais e voluntários, com o intuito de minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida por meio da conscientização. Ao todo, o Mesa Brasil Sesc beneficia mais de 800 instituições, com braços em 89 municípios do Estado do Rio.

Estabelecido pela FAO (Organização Das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o Dia Mundial da Alimentação visa fazer com que a população reflita sobre temas como fome e segurança alimentar e o programa Mesa Brasil Sesc RJ propõe ações para conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação adequada ajudando a combater o desperdício de alimentos.

Durante o IX Festival de Receitas Mesa Brasil Sesc, haverá também a apresentação das receitas dos minichefs do Projeto Pequeno Gourmet. As ações foram desenvolvidas para promover atividades que despertem o interesse das crianças para o preparo de alimentos de forma criativa, divertida e saudável. Considerando que as crianças aprendem observando e imitando os adultos, uma das maneiras mais eficazes de fazer os pequenos comerem melhor é estimulá-los a participar da escolha e do preparo dos pratos, combinando sabores e texturas de diferentes alimentos. Dessa forma, o Mesa Brasil Sesc estimula a conscientização, desde a infância, do aproveitamento de alimentos.