Hopsital Lourenço Jorge realiza campanha de doação de sangue O Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, realiza nesta quarta-feira (16) a campanha “Doe sangue, salve vidas”. A ação, em parceira com o Hemorio, acontece das 10h às 14h30 e tem o objetivo de aumentar o estoque de sangue e derivados nas unidades públicas de saúde. A recepção dos doadores será no auditório da unidade. E na próxima semana, no dia 22, a campanha de doação de sangue será no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio.

Para doar sangue é necessário preencher alguns pré-requisitos, como ter entre 16 e 69 anos, no dia da doação e ter mais de 50 kg. É fundamental apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade ou de motorista, passaporte, etc.) e repousar na noite anterior. Caso já tenha almoçado, terá que esperar duas horas para realizar a doação. É necessário não ingerir comida gordurosa algumas horas antes. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal e idosos só poderão doar caso já tenham feito anteriormente.

Quem teve alguma doença respiratória anteriormente deverá aguardar uma semana após o fim dos sintomas. Pessoas que fizeram alguma tatuagem ou colocaram piercings, além de mulheres em fase de amamentação deverão aguardar um ano para a doação de sangue. Já quem tenha alguma doença transmissível não poderá participar. Os doadores poderão receber declaração e atestado médico para apresentar no trabalho

O Hospital Municipal Lourenço Jorge fica na Avenida Ayrton Senna, 2000, Barra da Tijuca.