Após quase morrer, militar entendeu de Deus que cuidar do corpo não era vaidade

A Bíblia nos diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Coríntios 6.19). Lucas Gil foi entender este versículo só após sofrer um “princípio de infarto” aos 33 anos. O susto o fez enxergar a necessidade de cuidar melhor do seu corpo e despertar outros cristãos a tomarem a mesma atitude. Da corrida, esporte pelo qual se apaixonou e o ajudou a perder 22kg em 6 meses, nasceu o seu ministério: Corredores Cristãos, que este ano completa 4 anos como um meio transformador de vidas.



Fale dessa motivação para dar uma atenção maior ao corpo sem que isso pareça vaidade?

Lucas Gil: Em 2013, aos 33 anos, eu sofri um principio de infarto por estar obeso e sedentário e isso me fez repensar sobre a vida. Depois descobri que o termo "princípio de infarto" não existe creio que o médico usou isso para me dar um choque de ralidade. Sempre comia desenfreadamente e não praticava exercícios,  infelizmente motivado por um pensamento retrogrado de que nós cristãos não devemos frequentar academia e ter outros cuidados com o corpo porque isso é vaidade.

Já estou na presença de Deus mais de 20 anos e antigamente se pregava muito sobre isso. Eu só despertei para cuidar do corpo e que isso não era vaidade quando quase morri.  Então voltei a nadar e comecei a correr e me apaixonei pela corrida. Perdi 22kg em 6 meses.



Como foi deixar o sedentarismo para se tornar um influenciador da prática esportiva?

Quando eu quase morri, estava morando no interior de São Paulo, pois como sou militar, fui transferido na época do Rio de Janeiro para lá. Retornei ao Rio e aqui tem corrida de rua todo domingo. Pelo que vivi, Deus me deu a direção de despertar os cristãos à prática do esporte, pois nosso corpo é templo do Espírito Santo. Decidi criar o grupo Corredores Cristãos no Facebook e marquei com um irmão pela internet para fazer uma oração em uma corrida. Assim começou nossa história.



As competições de corridas de rua normalmente acontecem aos domingos pela manhã, horário de culto. Como concilia isso com a igreja? 

Inicialmente a ideia era só nos reunir nas corridas para orar e incentivar os cristãos à prática do esporte, porém sou obreiro em minha igreja e o culto principal é domingo pela manhã, principal dia de corridas. Isso gerou um conflito. Então Deus foi muito claro comigo: "Se você quer correr, então vai fazer minha obra nas corridas". E ai realmente se tornou uma missão.

Quando o grupo completou 1 ano organizamos uma corrida para comemorar e buscamos fazer o melhor em primeiro para Deus e depois para o próximo. Com isso todos ficaram satisfeitos e Deus nos deu outra direção, organizar eventos que glorifiquem o nome Dele. Assim surgiu o nosso circuito solidário de corridas: Aniversário Corredores Cristãos, Virtuosas Run, Luz do Mundo Night Run e Soldados de Cristo.



Como o grupo se reúne e como a mensagem do Evangelho é compartilhada?

Temos como lema praticar os dois maiores mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas (por isso buscamos fazer sempre o melhor para agradar a Ele e exaltar seu nome) e amar ao próximo como a nós mesmos, fazendo o melhor para os atletas em nossos eventos e também fazendo o trabalho social com dois projetos: Treinão do Amor ao Próximo, onde arrecadamos fraldas geriátricas para um asilo e o Inscrição Solidária, onde nós compramos alimentos para doar a quem precisa.

Geralmente nos encontramos nas corridas e semanalmente pelo menos duas vezes em locais diferentes para treino livre



O Corredores Cristãos tem algum vínculo denominacional?

O grupo tem mais de 5.000 pessoas no Facebook. São pessoas de vários estados.  Não temos vínculo com nenhuma instituição, temos membros de várias igrejas e até pessoas que nem são cristãs, mas simpatizam com o grupo pois sabem que serão bem tratadas e respeitadas. Nossa meta é semear a Palavra de Deus independentemente de religião.  



Há muitos testemunhos no grupo?

Tem um caso bem legal sobre isso pois além de nos reunir e organizar eventos, nós prestamos o serviço de assessoria fazendo inscrições para outros eventos, e uma vez uma menina se inscreveu conosco e na hora de pegar o kit perguntei a ela qual era a igreja dela (engraçado que eu nunca pergunto isso pela filosofia do grupo). Ela disse que era espírita. Então perguntei se podia abraçá-la. Ela aceitou e começou a chorar e então me disse que nunca havia sido tratada daquele jeito por uma pessoa evangélica. Eu disse a ela que o abraço não era meu, e sim de Jesus. Ela ficou extremamente feliz. Isso me marcou muito e é uma das maiores motivações para continuar nossa missão. 

Temos vários outros testemunhos no grupo. Pessoas que estavam afastadas de Jesus e retornaram ao participar de uma oração é o que mais acontece, mas já tivemos casos de pessoas curadas, libertas de depressão e muito mais.



Como outras pessoas podem se juntar ao grupo?

Nosso próximo evento será a corrida Soldados de Cristo, que será realizado no dia 20 de novembro, na Vila Militar, em Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para ter mais informações e se juntar ao grupo, basta seguir nosso Instagram e página do Facebook e  adicionar o telefone na nossa transmissão do WhatsApp (21) 97633-7444



Instagram: http://www.instagram.com/corredorescristaos

Facebook: http://www.facebook.com/CORREDORESCRISTAOS/