Distrito Federal e mais 14 cidades já conhecem seus novos Conselhos Tutelares

Cidades de todo o Brasil começaram a divulgar nesta segunda-feira (07) o resultado das eleições para Conselho Tutelar, que ocorreram neste domingo. Em 14 capitais e no Distrito Federal já são conhecidos os novos conselheiros. Em Curitiba e outras 8 cidades, a votação foi cancelada, por problemas com urnas e denúncias de irregularidades, como compra de votos.



A eleição no Rio de Janeiro foi marcada por denúncias de irregularidades, como boca de urna, compra de voto, caravana de eleitores patrocinada por movimentos religiosos, eleitores ameaçados ou que não conseguiram votar. Ainda não foi definido se a votação será cancelada.



Os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes, e recebem remuneração, que varia de cidade para cidade. Eles assumem em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.



A eleição é organizada pelos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público.