Eleições para Conselho Tutelar acontecem neste domingo (06)

No próximo domingo (06) tem eleição para escolher os novos Conselheiros Tutelares. A votação acontece das 9h às 17h. Todos os eleitores podem participar e escolher as pessoas que ajudarão a proteger as crianças e adolescentes nas cidades. No Rio de Janeiro, ao todo são 468 candidatos.



Para votar, o eleitor deverá levar o título eleitoral e um documento de identidade a uma escola específica indicada pelo CDCA-Rio. O eleitor votará em sua área de abrangência. A lista dos locais de votação está no site www.cmdcario.com.br/eleicoes.



O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente. Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. Para conhecer mais atribuições do Conselho Tutelar, basta ler o Estatuto da Criança e do Adolescente disponível aqui.



 



PERFIL

Para ser conselheiro tutelar é necessário ter 21 anos completos ou mais, morar na cidade onde se localiza o Conselho Tutelar e ser de reconhecida idoneidade moral. Outros requisitos podem e devem ser elaborados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. É indispensável que o processo de escolha do conselheiro tutelar busque pessoas com um perfil adequado ao desenvolvimento da função, ou seja, alguém com disposição para o trabalho, aptidão para a causa pública, e que já tenha trabalhado com crianças e adolescentes.



É imprescindível que o conselheiro tutelar seja capaz de manter diálogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes. Para isso é de extrema importância que os eleitos para a função de conselheiro tutelar sejam pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos.