Brasileira evangeliza albaneses em programa de culinária na TV

Há 12 anos como missionária na Albânia, Henriqueta Pechoto tem experimentado novas formas de se anunciar o Evangelho. Há pouco mais de dois anos ela descobriu que seus dotes culinários serviriam para falar de Jesus às pessoas deste país do Leste Europeu e foi convidada a ensinar suas receitas em um programa de TV local. A missionária aceitou o convite, mas com uma condição especial. Henriqueta tem o apoio de seu marido, o missionário e pastor Henrique Davanso, e da única filha do casal, Emanuelle.



Como surgiu a oportunidade em um programa de TV?

Ao longo desses 12 anos de ministério na Albânia, temos conhecido pessoas maravilhosas. O Senhor tem nos presenteado com amizades sinceras nessa terra dos bálcãs.  No início do nosso ministério aqui conhecemos Leta Cenolli, uma pessoa maravilhosa, temente ao Senhor e que muito tem crescido na fé. Há 9 anos o Senhor nos abriu uma porta para a evangelização de mulheres em um bairro localizado nos arredores da capital Tirana. O trabalho é coordenado por Leta. Desde então tenho colaborado com ela. Em 2017, batizamos 12 mulheres.  

Há 3 anos, no aniversário de Leta, fiz um bolo para presenteá-la. Na festa conheci uma de suas amigas, Enkelejda Kumarako, que é diretora da Rádio 7, em Tirana, a capital albanesa.

Enkelejda ficou maravilhada com o bolo e disse que em breve inauguraria uma emissora de TV evangélica. Ela propôs que eu ensinasse minhas receitas no programa de culinária dessa emissora.



E você aceitou de imediato?

Aceitei prontamente o convite, mas disse-lhe que, como missionária que sou, tinha uma condição. Eu disse-lhe que não queria somente ensinar as receitas, mas compartilhar o Evangelho em todos os programas. E assim foi combinado! 



Como é produzir um programa de receitas para evangelizar?

Em abril de 2017 iniciamos as gravações na cozinha de nossa igreja, em Lezha. O nome do programa foi escolhido pela equipe de produção da TV:  “Në kuzhinën me Henriketën”, que em português quer dizer “Na Cozinha com Henriqueta”.

O programa é apresentado por Besi Meçollari (jornalista) e por mim. É um trabalho voluntário que tenho realizado com muita dedicação e prazer. Amo compartilhar a Palavra e aprecio a culinária desde a infância. 



Foi fácil realizar este projeto?

Após um longo tempo de espera, finalmente saiu a liberação para a exibição do programa. Para a glória de Deus, em 2018 o programa foi ao ar. Ele é exibido todas as sextas-feiras pela manhã e à noite, aqui na Albânia. É possível acompanhar pela O programa também é transmitido no Kosovo, na Macedônia e em Monte Negro. Chegamos até os Estados Unidos através da  Tele ALBA. Os episódios  também estão no YouTube .



Além do programa evangelístico de culinária, a Henriqueta, juntamente com o pastor Davanso e a filha, Emanuelle, desenvolve ações estratégicas para levar o Evangelho à Albânia. Um outro projeto deles tem envolvido albaneses a traduzir a Bíblia manualmente. A família também tem visitado campos de refugiados para anunciar Jesus Cristo com ações de amor, como distribuição de agasalhos, água e uma palavra de fé.