Lecrae é rebatizado no rio Jordão

Como milhares de cristãos que visitam a Terra Santa, Lecrae vestiu uma túnica branca para ser batizado no rio Jordão na semana passada. O popular rapper cristão postou um vídeo mostrando que ele estava imerso nas águas onde Jesus foi batizado. Quando saiu da água, Lecrae soltou um alto "whoo!"



Os seguidores de Lecrae nas mídias sociais comemoravam principalmente suas experiências nos locais de peregrinação de Israel, mas alguns questionaram porquê Lecrae - um crente convicto que faz música cristã há mais de 15 anos - optaria por participar do batismo se ele já é batizado. Lecrae escreveu em suas memórias que sua avó o havia batizado quando criança, e ele chegou à fé sozinho na faculdade, há cerca de 20 anos.



O vencedor do Grammy respondeu a um seguidor que sugeriu que, como Lecrae já tem uma nova vida em Cristo, o batismo no Jordão era apenas um "banho estranho em um lugar muito significativo".



“1.É Mikvah ”, respondeu Lecrae, referindo-se ao banho ritual judaico que antecede o batismo cristão e também representava nova vida. "2. Jesus já era Deus e ainda foi batizado. 3. Celebre o coração x critique a informação. ”



Os cristãos protestantes compõem metade dos 2,6 milhões de turistas religiosos que vão a Israel a cada ano, e muitos desejam comemorar o sentimento de reavivamento espiritual que vem ao ver pessoalmente os locais das Escrituras.



Não é incomum para aqueles que já foram batizados quererem fazê-lo novamente no rio Jordão, mesmo se mantiverem uma posição teológica de que apenas um batismo é necessário na vida de um cristão.



“Quando esses cristãos visitam a terra de Israel, estão sendo expostos à realidade histórica das Escrituras bíblicas. Essa é uma experiência poderosa. Como o próprio Lecrae disse: "Mais verdade ganha vida", disse Jesse Rojo, coordenador de divulgação hispânica do Philos Projects, que organiza viagens cristãs a Israel.



“Não somos impactados, no mesmo sentido espiritual, como quando somos batizados pela primeira vez. Mas entendemos se, por razões simbólicas, alguém gostaria de se batizar pela segunda vez no lugar que se acredita ser o local do batismo de Jesus. ”



Lecrae e mais de uma dúzia de outros artistas cristãos de hip hop, incluindo Tedashii e Derek Minor, fizeram sua recente viagem ao Israel Collective, uma iniciativa da maior organização sionista cristã do mundo, os cristãos unidos por Israel de John Hagee.



O diretor da Israel Collective, pastor Sammy Lopez, oficiou batismos para Lecrae e os demais. Antes de cada um, ele disse: “Por causa de sua confissão de Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, é um prazer, meu irmão, batizá-lo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”



Este grupo de artistas populares segue muitos outros cristãos influentes que foram às águas da Jordânia.  O pastor de San Antonio, Max Lucado, também foi re-batizado no Jordão e organizou viagens a Israel para que os irmãos fizessem o mesmo. Com uma multidão no rio em 2017, ele disse: “Alguns deles estão sendo batizados pela primeira vez. Muitos deles estão rededicando sua fé. Acreditamos que o batismo é um momento de ternura, e que lugar melhor ou mais apropriado do que ser batizado aqui no rio Jordão? ”



Os críticos também acusaram Lecrae de usar seu recente batismo como uma ferramenta promocional. Antes da viagem, ele escreveu: "Estou prestes a ir a Israel na próxima semana ... vou aprender muita coisa soprando coisas sobre Deus e sobre mim ... depois sangrei em algumas músicas. Então meu álbum estará pronto. ”Então, ele twittou na quinta-feira passada: “ Não pode ser batizado no rio Jordão e fazer a mesma música antiga. Este novo álbum será especial. ”



Lecrae lançou uma música em 2017, chamada "River of Jordan". Ele começa com as frases: "Eles dizem lavar no rio da Jordânia / Limpe seus pecados como eu fiz com os meus".



Após o batismo, ele disse aos seguidores do Instagram: “Eu amo o Jordão por causa de todo o simbolismo que ele possui. Era a fronteira da terra prometida. Era a imagem de segurança e proteção. Ser batizado foi uma experiência incrível para mim. ”

Lecrae e o grupo Israel Collective visitaram o rio Jordão Yardenit, um local ao longo do rio que foi estabelecido para batismos pelo conselho de turismo de Israel na década de 1980. Agora, recebe mais de meio milhão de visitantes por ano.



A localização histórica na margem oeste do rio, Qasr al-Yahud, teve que ser fechada devido a minas terrestres após a Guerra dos Seis Dias. Reabriu parcialmente em 2011, e há novos esforços para continuar a desminagem da área para que mais peregrinos possam retornar.