Porcos zumbis: Cientistas revivem órgãos de porcos uma hora após a morte Uma equipe de cientistas diz ter encontrado uma maneira de preservar melhor, e até mesmo restaurar parcialmente, a função das células em todo o corpo de um porco uma hora após a morte. A tecnologia, descrita em um artigo publicado na revista Nature, ainda está longe de ser testada com humanos, mas poderia possivelmente ajudar a aumentar a oferta de órgãos doados viáveis para transplante no futuro.

Em abril de 2019, um grupo de pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, fez grandes alardes com seus experimentos. Usando um coquetel de sangue sintético e outros compostos, eles mostraram que era possível restaurar alguma atividade circulatória e celular no cérebro de um porco quatro horas após a morte do animal, por até seis horas. Essas células cerebrais "zumbis" — como muitos observadores externos foram rápidos em descreve-las — foram capazes de executar funções que normalmente cessam em poucos minutos após a morte clínica. É importante ressaltar, porém, que os pesquisadores não estavam tentando, nem restaurar o tipo de atividade elétrica associada à consciência.

Essa mesma equipe agora ampliou seu trabalho. Anteriormente, os cérebros de porcos mortos foram removidos do crânio e ligados ao seu sistema, que eles chamavam de BrainEx. Desta vez, eles conectaram todo o corpo dos porcos através do sistema circulatório a uma versão dimensionada chamada OrganEx.

A metade mecânica do OrganEx se assemelha a máquinas existentes destinadas a apoiar o coração e os pulmões de uma pessoa. Mas o aspecto único do sistema vem de um fluido sintético desenvolvido pela equipe que é bombeado através da circulação de um porco. Alguns dos ingredientes do fluido são próprios, enquanto outros são medicamentos existentes, mas, no geral, foi feito para promover a saúde celular, diminuir a taxa de morte celular e suprimir inflamação.

Nestes novos experimentos, a tentativa de ressuscitação começou uma hora depois que os porcos foram mortos por parada cardíaca. Para efeito de comparação, os porcos no OrganEx foram comparados com os porcos colocados em uma oxigenação de membrana extracorpórea, ou ECMO, dispositivo, uma forma de suporte de vida que pode assumir temporariamente para o funcionamento do coração e dos pulmões no sangue circulante.

Como acontece com o cérebro dos porcos nas pesquisas anteriores, partes dos porcos OrganEx pareciam voltar a ter uma aparência de vida. Em comparação com os suínos do ECMO, os órgãos dos suínos no OrganEx apresentaram menos sinais de sangramento ou inflamação tecidual. E em um nível mais individual, havia sinais de que suas células estavam novamente realizando alguns processos padrão, incluindo auto-reparo.

Embora o trabalho esteja longe de criar porcos 'zumbis', os pesquisadores mais uma vez tomaram o cuidado de evitar que qualquer coisa como a consciência seja possível nos porcos mortos. Todos os experimentos ocorreram em temperaturas que inibiriam qualquer tipo de atividade cerebral, e os porcos foram anestesiados antes de seu ataque cardíaco induzido. E como antes, não havia evidência de que os cérebros dos porcos foram restaurados de volta ao ponto da consciência.

Embora seja teoricamente viável que essa tecnologia possa ser usada com seres humanos vivos, o benefício mais claro possível atualmente é para a preservação de órgãos, diz a equipe. O sistema pode ser capaz de alongar o período de sobrevivência de partes saudáveis do corpo de pessoas que morreram recentemente de derrame ou outras condições que interrompem o fluxo sanguíneo, por exemplo.

No entanto, o estudo ainda é apenas uma prova de conceito para essa tecnologia. Eles mostraram que é possível restaurar alguma função através de uma ampla gama de órgãos pós-morte, mas não no mesmo grau em todos os lugares. E será preciso mais pesquisas em animais para descobrir se algum desses órgãos pode realmente ser viável para transplante. Os pesquisadores, embora entusiasmados com o potencial de sua tecnologia, também foram rápidos em descartar a ideia de que esses porcos foram revividos em qualquer tipo de significado convencional.

Mesmo assumindo que outros estudos em animais mostram que o sistema pode restaurar órgãos viáveis, levará mais tempo até que os cientistas possam realizar pesquisas semelhantes em humanos, muito menos ter a tecnologia disponível no mundo real.

Zumbis provavelmente não estão em nosso futuro próximo, mas esse tipo de pesquisa poderia levantar questões éticas importantes sobre os limites muitas vezes debatidos da vida e da morte. Não é impossível, por exemplo, que os cientistas possam um dia ressuscitar os órgãos de alguém muito depois da morte. Mas essa possibilidade, alguns eticistas argumentaram, poderia desafiar nossas definições atuais de morte clínica ou encefálica. E esta pesquisa atual já pode justificar novas diretrizes para trabalhar com animais parcialmente revividos.