Outdoors eletrônicos exibem mensagens contra Nancy Pelosi: A preocupação pública com a segurança nacional de Taiwan surgiu depois que monitores em várias lojas de conveniência e uma estação de trem em Taiwan foram hackeados por ocasião da visita controversa da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi. O governo da China considera Taiwan uma província separatista e expressou forte oposição à visita. As telas projetavam mensagens acusando Pelosi de desencadear guerras, e pedindo-lhe para ir embora.

Enquanto Pelosi se preparava para se encontrar com autoridades taiwanesas nesta quarta-feira (03), os passageiros da estação Xin Zuoying em Kaohsiung, terceira maior cidade de Taiwan, ficaram surpresos ao ver esta mensagem em um outdoor eletrônico: "A visita da velha bruxa a Taiwan é uma séria provocação à soberania da Pátria... A Grande China será finalmente unificada!”

A Taiwan Railway disse que o outdoor havia sido hackeado "através de uma rede externa", e que a estação imediatamente desligou a tela e notificou a empresa que a operava. O operador ferroviário disse que seus sistemas internos de TI permaneceram intactos.

Também hoje, telas públicas em várias filiais da 7-Eleven, a maior franquia de lojas de conveniência de Taiwan, exibiram imagens de slogans pedindo à Pelosi para deixar Taiwan: "Nancy Pelosi, você é belicista, saia de Taiwan!"
Aguardando esclarecimentos sobre a situação, algumas agências da 7-Eleven desligaram temporariamente suas telas.

A Uni-President, empresa que representa a 7-Eleven em Taiwan, alegou que o mau funcionamento coletivo dos monitores se deveu a uma "perturbação externa ao sistema".

O Departamento de Investigação de Taiwan disse que estava investigando o hackeamento nas lojas 7-Eleven.

Site do presidente hackeado
Na terça-feira, 2 de agosto, antes da chegada de Pelosi à ilha, o site oficial do presidente de Taiwan disse que havia sido alvo de um ataque de negação de serviço distribuído no exterior (DDoS), um ataque cibernético projetado para paralisar sites aumentando tremendamente seu tráfego na internet. Como resultado, o site caiu por 20 minutos.

Inúmeros usuários da internet expressaram suas preocupações sobre a capacidade de segurança cibernética de Taiwan.

Visita
Nancy Pelosi deixou Taiwan nesta quarta-feira depois de ter prometido solidariedade e saudado a democracia da ilha.

A parlamentar e sua delegação devem continuar sua viagem pela Ásia, agora com visitas à Coreia do Sul e ao Japão.

Seu avião decolou de um aeroporto na capital Taipé por volta das 18h (horário local, 7h em Brasília).


*Fotos: Reprodução / Redes Sociais