Mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos Os jovens do Rio de Janeiro têm duas oportunidades para se preparar para o mercado de trabalho. São nove mil vagas para aulas na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e mais de 1,3 mil para o Ensino Médio da Escola Firjan Sesi, articulado com o curso técnico da Firjan/Senai. Ambas gratuitas.

Os cursos técnicos oferecidos na Firjan são nas áreas de: segurança do trabalho, logística, automação, petroquímica, manutenção automotiva, jogos digitais, informática, comunicação visual, multimídia, mecatrônica, eletrotécnica e desenvolvimento de sistemas. No terceiro ano escolar, o aluno pode participar de um curso preparatório para o Enem, além de ter um dia para orientação e educação profissional. A matrícula deve ser feita até dia 27.

O cadastro é no site http://www.escolafirjansesi.com.br, onde também está o edital completo. Os interessados devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído, além de renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos (R$ 1.497).


Já na Faetec, as qualificações são de confeiteiro, maquiador, informática Windows, recepcionista, salgadeiro, padeiro, cuidador de idosos, mecânico de motores, entre outros. O prazo para inscrição foi prorrogado até segunda-feira. Para preencher as vagas, é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, conforme a exigência de cada curso. O cadastro é feito por meio do http://intranet.faetec.rj.gov.br:4000/.