Rio de Janeiro entra em estágio de mobilização devido a ventos fortes O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização às 12h40 desta sexta-feira (29), segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, devido aos registros de ventos fortes em diversos pontos da cidade, com tendência de intensificação. Há condições para ocorrência de rajadas de ventos muito fortes ao longo desta tarde. Há previsão de chuva moderada até o fim do período devido à aproximação de uma frente fria do Estado.

Este é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

Para evitar acidentes, o Centro de Operações Rio (COR) recomenda que a população não busque abrigo sob árvores ou coberturas metálicas. Também deve-se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, postes, placas de propaganda e árvores, devido ao risco de queda. O COR alerta ainda que, caso haja queda de árvores, deve-se atentar para o risco de choque elétrico, já que há a possibilidade do rompimento da rede de energia. As recomendações de segurança, elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ, incluem ainda que a prática de esportes ao ar livre, principalmente no mar, deve ser evitada. Também não é indicado ficar próximo a encostas, lugares altos sem proteção, mirantes e precipícios.

Os que estiverem em suas casas também devem tomar cuidados para evitar acidentes. Uma das recomendações é fechar persianas e cortinas para que estilhaços não se espalhem, caso alguma janela quebre. Também é importante fechar o registro do gás e, se faltar luz, deve-se evitar o uso de velas e, caso não haja outra alternativa viável, é importante estar atento para evitar o risco de incêndios.

O cidadão pode acompanhar, em tempo real, as atualizações da previsão do tempo pelo twitter.com/operacoesrio e no aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente nas versões Android (bit.ly/appcor_android) e iOS (bit.ly/appcor_ios).

RECOMENDAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE MOBILIZAÇÃO:
- Siga sua rotina, mas fique atento;
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).