Parceria entre Flamengo e Prefeitura do Rio é retomada para descoberta de talentos no esporte A Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro e o Clube de Regatas do Flamengo retomaram a parceria, interrompida pela pandemia, para captar novos talentos para as categorias de base do clube e ajudar na capacitação dos equipamentos administrados pela pasta.

O primeiro encontro entre coordenadores das Vilas Olímpicas e responsáveis pela base do clube aconteceu no dia 1º deste mês, no Ninho do Urubu, para apresentação de todo o cronograma do projeto. Na segunda visita, na segunda-feira (25), na Gávea, foi colocada em pauta pela equipe pedagógica da responsabilidade social do Flamengo a importância de dar oportunidades para os jovens desenvolverem as habilidades emocionais e serem lapidados por profissionais competentes.

Coragem, perseverança, superação, autoconhecimento, respeito, companheirismo, entusiasmo e dedicação são temas que serão trabalhados de forma contínua. O intuito é que resultados positivos possam aparecer a médio e longo prazos, como diminuição dos índices de violência, do comportamento antissocial, da ansiedade e da depressão. A meta é ajudar na superação de fracassos, aumentar o desempenho escolar e estimular escolhas mais responsáveis e saudáveis.

Para o secretário municipal de Esportes, Francisco Bandeira, voltar com essa parceria é resgatar a valorização do sonho destas crianças:

– Estou muito feliz de estarmos retomando essa parceria. Gerar novos talentos é consequência de um trabalho estruturado. O mais importante do projeto é educar, contribuir para novas oportunidades e colaborar para a transformação social.

Ao todo, os 28 equipamentos esportivos da Prefeitura do Rio farão parte do programa, e os atletas de maior destaque poderão ser selecionados para uma avaliação no Flamengo. A faixa etária das crianças participantes é, prioritariamente, de 7 a 14 anos.

O Gerente Geral da Base do Flamengo, Luiz Carlos, ressaltou a importância do programa:

– Nós vamos até essas Vilas Olímpicas, fazemos um trabalho de capacitação e avaliação, e acabamos buscando novos valores para nossa categoria de base. Nós queremos estar cada vez mais onde ninguém está. Essa parceria é muito importante para o clube.