Terremoto atinge ilha nas Filipinas Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu hoje (27) a ilha de Luzon, no norte das Filipinas. Pelo menos quatro pessoas morreram. Há feridos.

Os Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS) informaram que o tremor foi raso, mas potente. Foram sentidos tremores na capital Manila, a centenas de quilômetros, mas as autoridades disseram que não há risco de tsunami.

O epicentro do terremoto, que ocorreu a uma profundidade rasa de 10 quilômetros, foi registrado na província de Abra, na ilha principal de Luzon e a mais populosa do país, às 08:43 (21h43 do horário de Brasília).

A imprensa local anunciou que o sistema ferroviário em Manila foi suspenso, interrompendo o transporte de trabalhadores, e que desabaram edifícios em áreas próximas ao epicentro.

As autoridades das Filipinas informaram, ainda, que continuam ocorrendo terremotos de magnitudes de 2 a 3 na região.

As Filipinas é um país frequentemente atingido por terremotos devido à sua localização no "Círculo de Fogo do Pacífico", um arco de intensa atividade sísmica que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e à Orla do Pacífico.