Bolsonaro sanciona Projeto de Lei que cria o Dia Nacional do Cristão O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quarta-feira o Projeto de Lei 2832/21, de autoria da deputada Dra. Soraya Manato (PTB-ES), que institui o Dia Nacional do Cristão. A data será comemorada no primeiro domingo de junho. Segundo o IBGE, 87% dos brasileiros professam a fé cristã, reunidos em igrejas de diversas denominações.

A história do Brasil, desde sua origem, é permeada pela participação e contribuição daqueles que seguem a Jesus Cristo em sua construção e desenvolvimento. O Brasil sempre foi reconhecido como um país cristão, no qual fiéis de todas as denominações atuam como elemento fundamental para a formação dos valores e tradições. As festas cristãs fazem parte de nossa cultura, os valores cristãos são elementos formadores de nossos costumes e de nossa visão de mundo.

O relator do projeto, deputado Jefferson Campos (PL-SP), destacou que, “além da relevante expressão numérica, os cristãos têm impacto ao participar da sociedade brasileira. Ocupam espaço na política, na mídia, no esporte e na cultura, bem como representam significativo papel em questões sociais, de assistência, dignidade humana, combate às drogas e à fome."

O texto sancionado usa as datas dos primeiro e segundo Concílio de Constantinopla que aconteceram entre os meses de maio e junho do século III d.C., criando a síntese das verdades centrais da fé cristã como a crença na Trindade, que só existe um Deus e Pai, um só Senhor Jesus e só um Espírito Santo.

“Considerada a relevância desses eventos para a consolidação dos fundamentos da fé cristã, bem como as datas em que se realizaram, propõe-se a instituição do primeiro domingo do mês de junho como o Dia Nacional do Cristão, como momento de celebração unificador de todos os cristãos”, diz o texto da nova Lei.

Nas redes sociais, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é membro da Igreja Batista Atitude, comemorou a sanção. Ela também lembrou a assinatura de outros dois importantes projetos.

“Hoje o Presidente sancionou três Leis : PL. 4254/19 - Institui a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); PL . 1743/19 - Declara Maria Lenk "Patrona da Natação Brasileira"; PL . 2832/21 - Institui o Dia Nacional do Cristão.”


*Foto: Reprodução / Redes Sociais