190RJ: Aplicativo da Polícia Militar vai agilizar atendimento de emergência Tornar o atendimento emergencial do Serviço 190 mais preciso e mais rápido e, ao mesmo tempo, aprofundar a participação da sociedade no combate a ações criminosas. Estes são dois dos principais objetivos do 190RJ, novo aplicativo desenvolvido pela área de tecnologia da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que, em breve, estará à disposição de todos nas áreas do estado atendidas pela central de operações do Serviço 190.

Em mais um passo importante para consolidar a política de polícia de proximidade, o 190RJ será lançado no final desta semana em projeto-piloto, conectando operadores do Serviço 190 com a rede hoteleira das zonas Sul e Oeste da capital.

Fundamental para ajustar o aplicativo, esse período de teste foi efetivado por meio de uma parceria da SEPM com a Secretaria de Estado de Turismo (TurisRio) e Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH).

- O aplicativo possibilitará uma resposta rápida tanto para ocorrências emergenciais como para ações preventivas - explica o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Com o aplicativo no aparelho celular, o solicitante cumprirá um rápido passo a passo, transmitindo as informações básicas em tempo real - local, tipo de delito, grau de risco, arma utilizada pelo criminoso etc. De posse de informações mais precisas sobre o cenário, a equipe de policiais militares estará em melhores condições para intervir.

O projeto-piloto junto à rede hoteleira dos bairros da Zona Sul, da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, será desenvolvido durante 30 dias.

Através do aplicativo, os gerentes dos hotéis cadastrados estarão conectados ao Serviço 190, cujos operadores poderão despachar viaturas de quatro unidades operacionais da área - 2º BPM (Botafogo), 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e 31º BPM (Barra da Tijuca).

Após o período de teste, o novo aplicativo estará disponível em toda área coberta pela central de atendimento do Serviço 190 - municípios da região metropolitana e parte do interior do estado.