Associação Americana do Coração alerta: dormir mal contribui para doenças cardíacas

A duração do sono é agora considerada um componente essencial para a saúde ideal do coração e do cérebro. De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), 80% das doenças cardiovasculares são evitáveis. A nova métrica recomenda que adultos devem dormir de 7 a 9 horas por noite para uma saúde cardiovascular ideal. Para crianças, a quantidade varia de acordo com a idade.

Outras atualizações para as medidas de saúde cardiovascular ideal, agora para qualquer pessoa com 2 anos ou mais, incluem um novo guia para avaliar a dieta; contabilizando a exposição ao fumo de segunda mão e vaping; usar colesterol não HDL em vez de colesterol total para medir lipídios sanguíneos; e a expansão da medida de açúcar no sangue para incluir a hemoglobina A1c, uma medida fundamental para avaliar o risco de diabetes tipo 2.

Doenças cardiovasculares são a causa número um de morte em todo o mundo. Vários estudos nas últimas duas décadas indicam que mais de 80% de todos os eventos cardiovasculares podem ser prevenidos pelo estilo de vida saudável e pelo gerenciamento de fatores de risco cardiovasculares conhecidos.

Nesta quarta-feira (29) , a AHA atualizou pela primeira vez em 12 anos o Life’s Simple 7, um conjunto de sete métricas, composta por comportamentos e fatores de risco para a saúde, que ajuda a avaliar a saúde do coração e do cérebro.

A saúde cerebral em relação à saúde cardiovascular foi definida em um Comunicado Presidencial da American Heart Association de 2017. Foi ainda reconhecido como um componente importante da saúde cardiovascular ideal na Declaração Científica de janeiro de 2021 da Associação sobre a conexão mente-coração-corpo. Os resultados de ambos os artigos são incorporados ao Vital 8™ da Vida.

Após 12 anos e mais de 2.400 artigos científicos sobre o tema, novas descobertas em saúde cardíaca e cerebral e nas formas de medir a saúde cardiovascular proporcionaram uma oportunidade de revisitar cada componente de saúde com mais detalhes. Quatro das métricas originais foram redefinidas para consistência com diretrizes clínicas mais novas ou compatibilidade com novas ferramentas de medição. Além disso, o sistema de pontuação agora pode ser aplicado a qualquer pessoa com 2 anos ou mais.

Os 8™ componentes essenciais da saúde cardiovascular ideal da Vida estão divididos em duas grandes áreas – comportamentos de saúde e fatores de saúde. Os comportamentos de saúde incluem dieta, atividade física, exposição à nicotina e sono. Fatores de saúde são índice de massa corporal, níveis de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial.