Covid-19: Rio aplica reforço em quem tem 40 anos ou mais ou tomou dose única da Janssen

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informa que, a partir desta terça-feira (21), pessoas com 40 anos ou mais poderão tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na capital fluminense. Para receber a nova dose é necessário respeitar o intervalo mínimo de quatro meses após o primeiro reforço.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, pessoas com 40 anos ou mais que tomaram a dose única da Janssen como esquema primário da vacinação contra Covid-19 deverão receber uma terceira dose de reforço (DR3).

A DR3 será administrada somente nesses casos, quatro meses após a segunda dose de reforço (DR2). Veja o esquema completo na imagem acima.

Para a vacinação é necessário apresentar um documento original com foto e CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Pessoas com sintomas gripais não podem tomar o imunizante. Elas devem procurar um posto de saúde para fazer o teste de covid-19 e seguir as recomendações do agente de saúde. 

Até agora, 42% das pessoas com mais de 50 anos já tomaram a quarta dose na capital. Os trabalhadores da saúde com mais de 30 anos também podem tomar essa segunda dose de reforço. Outras informações e a lista de pontos de vacinação estão disponíveis em https://coronavirus.rio/vacina.





*Foto:  Marcos de Paula / Prefeitura do Rio