Rio tem semana de eventos em homenagem e apoio aos refugiados O Dia Mundial do Refugiado, comemorado nesta segunda-feira (20), é o ponto de partida para uma série de eventos promovidos pela Secretaria Municipal Especial de Cidadania do Rio de Janeiro. Até sábado (25) haverá atividades de acolhimento e integração, como feira cultural, seleção para vagas de emprego e  serviço telefônico que permitirá o contato com parentes que estão no exterior.

O evento Refúgio em Foco está sendo lançado nesta segunda e pretende apoiar essa população que vive no Rio. Amanhã (21), uma Feira Cultural será montada no pátio do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura. Das 10h às 17h, haverá assistência médica com a participação da Cruz Vermelha e atrações gastronômicas, além da possibilidade de os refugiados fazerem contato com parentes que vivem em áreas de confronto. O serviço, via satélite, tem uma rede gerenciada para 270 localidades, com 440 conexões em 99 países, sendo a maioria na África e no Oriente Médio.

Quinta-feira (23), as secretarias de Trabalho e Renda e Assistência Social levarão serviços ao Museu de Arte do Rio, das 13h às 18h. A faculdade Simonsen vai oferecer assessoria jurídica e bolsas de estudo. Sábado (25), a programação termina com feira cultural no Parque Madureira, das 11h às 17h. O evento terá gastronomia e música de países como Colômbia, Venezuela e República do Congo.

A data, criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de estimular a reflexão sobre as condições de vida de milhões de refugiados no mundo.
 
– Será uma semana de integração entre os cariocas e os estrangeiros, em que será possível interagir com a cultura de outros países, conhecer outros costumes e entender as demandas de uma realidade que talvez seja distante do cotidiano da maioria dos nossos cidadãos. Haverá também a disponibilização de serviços para refugiados – afirma o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura.

Veja a programação
20/06 – Comemoração do Dia do Refugiado e abertura da Semana Refúgio em Foco
Local: Palácio da cidade
Endereço: Rua São Clemente 360 – Botafogo - Horário: 10h

21/06 – Feira Cultural
Local: Pátio do CASS (Centro Administrativo São Sebastião)
Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova - Horário 10h às 17h.

23/06 – Ação intersetorial no Museu de Arte do Rio
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro - Horário: 13:00 às 18:00

25/06 – Feira Cultural
Parque Madureira
Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira - Horário: 11:00 às 17:00