Comemoração de 20 anos da Maratona do Rio teve recorde feminino e dobradinha brasileira no masculino A maior corrida de rua da América Latina encerrou nesse domingo (19) suas competições com a prova principal dos 42km e as provas de 5 e 10km. Ao todo, o evento contou com cerca de 35 mil atletas correndo pelas ruas do Rio de Janeiro. O grande momento do dia foi a quebra do recorde feminino da prova, batido pela etíope Kebebush Yisma, com o tempo de 2 horas, 34 minutos e 33 segundos.

A disputa pelo recorde foi tranquila, com a campeã cruzando a linha de chegada mais de três minutos antes da segunda colocada, Yadeni Alemayehu. Entre as brasileiras, Rejane Ester Bispo da Silva foi a mais bem classificada, com o tempo de 2:47:16, que garantiu à atleta o terceiro lugar da prova. Entre os homens, tivemos uma dobradinha de brasileiros com Justino Pedro e Edson Amaro dos Santos ocupando os dois primeiros lugares, respectivamente com os tempos de 2:16:02 e 2:16:14. Justino Pedro que com esse título tornou-se bicampeão da Maratona do Rio.

"Foi uma prova boa dentro da minha expectativa. Não corri por tempo, corri para ganhar a prova e se acontecesse de fazer um tempo melhor, tudo bem. Por volta do km 30 eu assumi a ponta, no 35 o Edson me passou, mas eu fui buscar ele e consegui ganhar. Estou muito feliz, foi uma prova boa, rápida. O clima ajudou, apesar da chuva que pesou um pouco. A prova está de parabéns, muito bem organizada. Espero no ano que vem estar de volta para quem sabe uma terceira vitória", declarou o bicampeão Justino.

Para Pedro Pereira, Head de Produtos da Maratona do Rio, o sucesso do evento se deve muito a dedicação dos participantes em todas as provas. "Neste fim de semana conseguimos mais uma vez consolidar a Maratona do Rio como o maior festival de corridas de rua da América Latina. Tivemos quatro dias emocionantes onde vimos nossos atletas ultrapassarem seus próprios desafios e os incríveis debates proporcionados na Casa da Maratona. Já terminamos esta edição de 2022 com a expectativa e o pensamento voltados para o ano que vem", afirma Pedro.

Nem mesmo o tempo chuvoso espantou os atletas e a torcida que acompanhou mais de seis horas de prova, aplaudindo cada um dos corredores. E, para encerrar a programação de domingo , o evento contou com apresentações musicais.

Conheça os primeiros lugares:

Classificação- Masculino

1º - Justino Pedro da Silva --2:16:02

2º - Edson Amaro Arruda dos Santos- 02:16:14

3º - Tilahum Abebaw Neguse- 02:16:27

4º - Eliezer de Jesus Santos- 02:22:44

5º - Fabricio Gomes Santos- 02:23:47

Classsificação - Feminio

1º - Kebebush Yisma Zewode Mariam- 02:34:33

2º - Yadeni Alemayehu Weltej -- 02:37:56

3º - Rejane Ester Bispo da Silva -- 02:47:16

4º - Mirela Saturino de Andrade- 02:59:12

5º - Viviane Amorim Figueiredo- 03:06:08


*Fotos: Guilherme Leporace