Junho Vermelho -- saiba por que é importante doar sangue Para a grande maioria das pessoas, doar sangue ainda não é algo rotineiro. Muitas nunca doaram, e outras doaram apenas quando um parente ou um amigo precisou. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas, no Brasil, esse índice é de apenas 1,8%.

E esse baixo número de doadores acaba impactando no nível dos estoques sanguíneos dos bancos de sangue que precisam constantemente manter um limite seguro e que ainda estão sujeitos o outras ocorrências externas que também afastam os doadores de sangue, como mudanças climáticas -- ondas de frio e chuvas ou feriados prolongados e férias.

Por isso, a campanha Junho Vermelho, realizada nacionalmente, foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do gesto solidário de doar sangue, especialmente neste mês em que é celebrado, em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Apesar dos avanços na medicina, não há nenhum substituto para o sangue e os pacientes que estão internados nos hospitais não podem esperar -- 1 a cada 10 pessoas hospitalizadas precisam de transfusão sanguínea. São pacientes com anemia falciforme, em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.

No GSH Banco de Sangue Serum, ao longo do mês, haverá ações de conscientização alusivas à campanha, veiculadas em suas redes sociais ressaltando que, ao doar sangue, "você não estende apenas o braço, mas o sorriso de alguém".

"Com o Junho Vermelho, esperamos que mais pessoas possam se sensibilizar sobre a importância da doação de sangue e se tornem doadoras frequentes. Precisamos de 100 coletas diárias, em cada uma das nossas unidades -- Centro e Barra -- para que nossos estoques se mantenham em um índice confortável para atendimento aos hospitais e, para isso, contamos com a solidariedade da população", afirma Rodrigo Moreira, líder regional de captação do GSH Banco de Sangue Serum.

E para que os doadores tenham mais opções de horários, as duas unidades do Banco de Sangue Serum, no Centro e na Barra, abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, para receber os doadores que se disponibilizarem a entrar nessa corrente do bem e empatia pelo próximo, das 7h às 18h, em dois endereços: na Av. Marechal Floriano, 99, no Centro, e no Casa Shopping - Barra.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
• Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
• Pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido Doença de Chagas;
• Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Banco de Sangue Serum
Novo endereço: Av. Marechal Floriano, 99
Telefones: (21) 3233-5950 | WhatsApp: (21) 99829-7417
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados
Estacionamento: Poeta Luiz Gama - Av. Passos, 120
Como chegar: Acesso Metrô - Estação Presidente Vargas e Uruguaiana
Acesso VLT: Camerino/Rosas Negras (linha 3)

Banco de Sangue Serum Barra
Endereço: Casa Shopping - bloco P - lado Península - Av. Ayrton Senna, 2.150 - Barra da Tijuca
Telefones: (21) 3030-6761 / 6762 | WhatsApp: (21) 99695-7470
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo finais de semana e feriados
Estacionamento: gratuito, conveniado no local, durante a doação - Usuários de tags de acesso rápido, devem retirar o ticket na cancela do estacionamento para isenção.