Dia do Cliente encerra a Semana do Brasil com descontos de até 45% Neste domingo, 15 de setembro, o Brasil lembra daquele que é fundamental para todo e qualquer negócio: o cliente. A data foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Logo se espalhou por todo o país.

Neste Dia do Cliente empresas de vários segmentos de todo o país realizam ações promocionais e oferecem descontos aos seus clientes ou até mesmo àqueles que ainda serão conquistados.

A data também marca o último dia da Semana do Brasil, campanha idealizada pelo governo federal em parceria com mais de 4,6 mil empresas em todo o país para estimular a economia. Assim, várias redes de supermercados, shoppings, restaurantes e empresas de entretenimento preparam promoções que chegam a 45% de descontos.

Cliente x consumidor

A primeira vista parecem ter o mesmo significado. Mas a diferença se da sobretudo na fidelização. Em poucas palavras o consumidor é aquele que compra sem criar nenhum tipo de vínculo com a loja,sua decisão se baseia muito no menor preço encontrado e em uma breve avaliação superficial da confiabilidade da loja.

Já o cliente é aquele que ao pensar em comprar um produto, vai direto para à loja com que ele mais se simpatiza baseando-se muito em suas experiências de compras anteriores, ou em indicações de amigos e familiares, o cliente busca segurança e praticidade.