Dia Livre de Impostos tem lojas, serviços e até postos de combustíveis com descontos de até 70% Nesta quinta-feira (02) acontece a campanha Dia Livre de Impostos. Empresas suspenderam a cobrança de encargos para conscientizar a população sobre a carga tributária que incide sobre o comércio. A ação, realizada desde 2003 pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, é realizada este ano por mais de 40 mil estabelecimentos em cerca de 1.400 cidades, incluindo todas as capitais.

Os descontos chegam a 70% em lojas e até mesmo postos de gasolina têm preços especiais; alguns amanheceram com filas de motoristas interessados em pagar mais barato pelo combustível que tem sofrido consequentes altas nos últimos tempos.

"Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população", afirma o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa.

Este ano, pela primeira vez, o Rio de Janeiro é sede da campanha pelo Dia Livre de Impostos. O Ilha Plaza, na Ilha do Governador, foi o shopping escolhido para representar a campanha em âmbito nacional. Lojistas do shopping se mobilizaram em prol da causa e têm produtos e serviços com descontos de até 60%. Entre as várias lojas aderentes estão grandes nomes como Arezzo, Via Mia, Piticas, Puket, Imaginarium, Reserva, Loccitane, Mr. Cat e Valisere. Em alimentação, os restaurantes Pasta de Colina e Vikings entram com descontos de até 20% em pratos selecionados.

Em 2021, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 15 mil varejistas. A expectativa é que este ano o número de lojas cresça 30%, incluindo brinquedos, vestuário eletrônicos, eletrodomésticos, livrarias e restaurantes.

"Estamos muito felizes com a oportunidade de representar esta campanha em âmbito nacional, mostrando o impacto dos impostos sobre o poder de consumo dos nossos clientes e o crescimento econômico do país. Além de tudo, esta é uma oportunidade para os clientes comprarem produtos que estavam aguardando por muito tempo, atraindo fluxo para o empreendimento e ajudando o comércio local.", afirma Camila Ourique, Gerente de Marketing do Ilha Plaza Shopping.