Vans intermunicipais podem voltar a circular na Avenida Brasil O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou decreto, na terça-feira (31/05), que autoriza o transporte complementar intermunicipal de passageiros a trafegar na Avenida Brasil. A iniciativa vinha sendo solicitada por representantes do sistema de transporte complementar, pois se trata de uma reivindicação da categoria. Durante o evento, o governador Cláudio Castro também anunciou a permissão para que aposentados no transporte alternativo continuem a trabalhar.

A medida busca garantir maior agilidade para os passageiros chegarem ao Centro da cidade do Rio de Janeiro, já que antes as vans intermunicipais tinham apenas a Linha Vermelha como rota. Para evitar impacto no trânsito, os veículos não estão autorizados a fazerem paradas para embarque e desembarque na Avenida Brasil.

- É muito bom celebrar o tempo de diálogo no Rio de Janeiro. Metrô, trem, ônibus, barcas têm que ser de qualidade, assim como o transporte alternativo. Nós precisamos garantir que o passageiro tenha a segurança necessária para trafegar. Queremos oferecer essa segurança e valorizar o motorista que trabalha duro para sustentar a família – ressaltou o governador Cláudio Castro.

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) vai intensificar a fiscalização diária ao longo da Avenida Brasil. Fiscais irão autuar vans regulares que eventualmente estejam descumprindo o decreto e também as vans irregulares que possam aproveitar da decisão para transitar pela via expressa. O Detro-RJ fará o monitoramento constante do fluxo na via.

O presidente do Detro-RJ, William Pena Júnior, ressaltou a importância da medida para os trabalhadores do transporte alternativo.

- Essa luta para que motoristas de vans pudessem trafegar pela Avenida Brasil é antiga e foi possível graças ao diálogo com o governador. À medida em que a liberdade aumenta, a responsabilidade também aumenta. Tenho certeza que todos vão honrar o compromisso e o trabalho – disse o presidente do Detro-RJ.



Motoristas destacam benefícios para a categoria

Motorista de van há 25 anos, José Henrique Silva Filho, que atua na linha Rio das Ostras – Unamar (Cabo Frio), falou sobre os benefícios para categoria.

- Essa autorização vai melhorar o nosso tempo de viagem, a segurança e está de acordo com a nossa realidade. Dessa forma, a legalidade está sendo cumprida e com mais agilidade. Essa medida vai facilitar muito as nossas viagens. Nós vamos conseguir reduzir nosso percurso em no mínimo 40 minutos, além de economizar no combustível – afirmou.

Rosana Pinheiro, trabalha há 26 anos no transporte alternativo, e também comemorou a medida.

- Essa é uma grande conquista da categoria. Essa era uma demanda também dos passageiros, que conseguirão chegar mais rápido aos seus locais de trabalho. Além disso, eu já vou fazer 60 anos, e mesmo me aposentando, quero continuar trabalhando, essa autorização vai mudar a vida de muita gente – destacou.

As vans intermunicipais autorizadas a trafegar pela Avenida Brasil terão que estar em perfeitas condições de trafegar e regularizadas. Os veículos deverão contar com todos os equipamentos obrigatórios como GPS, validador de passagens, ar condicionado, entre outros. Os condutores das vans autorizadas a fazer o transporte de passageiros utilizando a Avenida Brasil devem também observar o conforto, higiene, pontualidade e cortesia para com os passageiros.