Confira os estados com mais vagas de emprego abertas e os perfis das oportunidades O emprego formal no Brasil se mostra em recuperação ao longo dos últimos meses. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registrou aumento de 1,470 milhão de vagas no mercado de trabalho entre novembro de 2020 e janeiro de 2021.

Segundo levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE), os estados com maior quantidade de vagas foram São Paulo, com (26,39%), Paraná (14,73%), Rio de Janeiro (12,39%), Santa Catarina (9,76%) e Minas Gerais (8,72%).

Para o Chief Operating Officer (COO) do BNE, José Tortato, esse movimento de admissões demonstra que a mão de obra está aquecida, movimentando cinco estados importantes para a economia do país. "Com a alta demanda em diversos setores, tivemos um aquecimento nesses estados pelo fato de a procura por mão de obra estar maior", diz Tortato.

O BNE realizou também o levantamento dos perfis dessas vagas nos cinco estados:

São Paulo
As funções que mais contrataram no estado de São Paulo foram de vendedor, estagiário, vendedor externo, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, representante comercial, atendente, recepcionista, consultor de vendas e farmacêutico.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, os cargos com maior volume de admissões foram de vendedor, estagiário, auxiliar de serviços gerais, atendente, recepcionista, vendedor externo, auxiliar administrativo, cozinheiro, estoquista e operador de caixa.

Santa Catarina
As vagas mais preenchidas em Santa Catarina foram representante comercial, vendedor, estagiário, vendedor externo, auxiliar administrativo, auxiliar de produção, farmacêutico, atendente, auxiliar de cozinha e consultor de vendas.

Paraná
No Paraná, as funções mais preenchidas foram de vendedor, estagiário, auxiliar administrativo, vendedor externo, auxiliar de produção, recepcionista, vendedor interno, representante comercial, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de cozinha.

Minas Gerais
Em Minas Gerais, as admissões mais comuns foram para os cargos de estagiário, vendedor, vendedor externo, representante comercial, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, consultor de vendas, recepcionista, atendente e promotor de vendas.

BNE - Banco Nacional de Empregos
Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.