Usuários reclamam que não conseguem usar os filtros do Instagram

Para as dezenas de milhões de pessoas que usam o Instagram todos os dias, erros técnicos podem ser profundamente frustrantes. Recentemente, usuários do Instagram têm se reunido no Twitter e em outras plataformas para relatar que o aplicativo está com problemas. Essa falha parece impactar tanto os usuários do iOS quanto do Android, e ambos os grupos dizem que estão recebendo uma mensagem de erro quando tentam usar um filtro.

Por que o Instagram diz "incapaz de usar efeito"?

Os usuários estão relatando que, quando tentam usar um filtro no Instagram, recebem uma mensagem de erro que diz "incapaz de usar o efeito". A mensagem está impedindo as pessoas de usar os efeitos do Instagram para compartilhar coisas em seus Stories, e muitos estão achando o aplicativo difícil de usar sem o recurso. O problema parece ter começado cedo nesta quinta-feira, 26 de maio, e continuou ao longo do dia.

Por que esse erro está aparecendo?

O Instagram ainda não abordou explicitamente a paralisação, mas parece bastante óbvio que essa mensagem de erro é o resultado de um bug dentro do aplicativo. O aplicativo não fez nenhum esforço consciente para desativar filtros, e seu telefone e WiFi provavelmente também estão bem.

Em vez disso, parece que os servidores do Instagram podem estar em baixa, o que está causando erros como o que muitos usuários estão reclamando atualmente.

Esse tipo de bug e erros são, infelizmente, bastante comuns em plataformas massivas como o Instagram, e geralmente não há muito que você possa fazer sobre isso, exceto esperar o Instagram resolver o problema em si. O Instagram provavelmente está trabalhando no problema há algum tempo, e sua correção é a melhor maneira de você recuperar o acesso ao filtro de efeitos em seu aplicativo.

Você mesmo pode tentar corrigir o erro

Embora esses métodos não sejam infalíveis, você pode tentar corrigir o problema, mesmo que não funcione. Você pode tentar desligar o aplicativo e abri-lo novamente, ou sair e depois voltar. Você também pode excluir o aplicativo completamente se nenhuma dessas alterações de versão e, em seguida, verificar se você está usando a versão mais recente disponível do aplicativo.

Você também pode tentar desligar o telefone ou mudar de WiFi para dados. Se nenhum desses truques funcionar, sua melhor opção é fechar o aplicativo e fazer o check-in em poucas horas. O Instagram provavelmente terá o problema corrigido em ordem relativamente curta, então tudo o que você precisa fazer é exercitar um pouco de paciência e de autoaceitação de sua imagem. Os efeitos do filtro voltarão em pouco tempo.