Asteroide gigante viaja em direção à Terra

Um enorme asteroide 47 vezes maior que o Cristo Redentor está vindo em direção à Terra - e você pode assistir ao vivo enquanto ele se espalha inofensivamente pelo céu noturno.

O asteroide, apelidado de 7335 (1989 JA), orbita o Sol uma vez a cada 570 dias ou mais, ocasionalmente swooping um pouco perto demais da Terra para o conforto dos astrônomos. 

Como observar

Na sexta-feira (27), a rocha vai balançar dentro de cerca de 4 milhões de quilômetros do nosso planeta — ou quase 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua entre a tarde e a noite, pelo horário de Brasília. Isso é muito longe para testemunhar a olho nu, mas você pode ser capaz de localizá-lo com um telescópio realmente poderoso, de acordo com a NASA. Ou você pode assistir o asteroide passar ao vivo no Projeto Telescópio Virtual.

Embora todos os cálculos apontem para uma clara falha, a NASA rotulou o asteroide como "potencialmente perigoso", devido ao seu enorme tamanho (1,8 quilômetro de diâmetro) e relativamente perto da órbita do nosso planeta. Será o maior asteroide a fazer uma aproximação próxima à Terra durante todo o ano, de acordo com a NASA, e estima-se que a rocha espacial chegue a cerca de 76.000 km/h — ou 20 vezes mais rápida que uma bala disparada de um rifle.